4min. de leitura

4 habilidades de pessoas com inteligência emocional desenvolvida

Inteligência emocional é um termo que ganhou popularidade nos últimos anos. Ele representa a inteligência que se refere a como uma pessoa lida com suas emoções.

Apesar de a inteligência ser tradicionalmente associada à racionalidade, como o pensamento lógico, capacidade de análise e capacidade espacial, nosso relacionamento com nossas emoções é muito importante, tendo em vista que elas são uma parte fundamental de quem somos. As emoções são tão importantes para nós como uma parte do corpo e não podemos descartar sua importância.


Existem algumas pessoas que possuem maior inteligência emocional, ou seja, sabem conviver melhorar com suas emoções e também com as emoções das pessoas ao seu redor. Essas pessoas compartilham algumas habilidades em comum.

Citamos abaixo 4 habilidades especiais de pessoas com inteligência emocional desenvolvida. Leia atentamente e veja se consegue se identificar com elas.

1. Falar e ouvir

Diferente da maioria das pessoas, os emocionalmente inteligentes mais ouvem do que falam. Eles não se sentem inferiores e nem temem dar reconhecimento exagerado ao outro, quando dedicam seu tempo para escutar o que têm a dizer. Pelo contrário, entendem que quando nos permitirmos conhecer diferentes visões de mundo, evoluímos e aprendemos muito mais do que quando nós nos fechamos em nossas próprias opiniões formadas.

Essas pessoas também compreendem que o falar realmente tem significado, não é algo que devemos fazer da boca para fora. Por isso, optam por falar apenas quando realmente têm algo de positivo para dizer, para acrescentar. Não usam suas palavras para criticar ou amaldiçoar outra pessoa.



2. Reconhecer quando é o momento de se retirar

As pessoas com inteligência emocional possuem um grande senso de percepção e sempre sabem quando chega o momento de se afastarem, refletirem, perceberem seus erros ou compreenderem que uma determinada situação não terminará da melhor maneira possível. Elas fazem isso não como uma maneira de se vitimizarem, mas sim como uma estratégia de comportamento que as permitem analisar seus relacionamentos e os contextos em que se encontram.


3. Senso de humor

Ouve-se muito que o senso de humor é um sinal de alta inteligência. Não podemos generalizar essa informação, mas fazendo uma reflexão, fica claro que a capacidade de enxergar a vida com um olhar mais divertido é uma característica de pessoas iluminadas, que conseguem ir além das negatividades da vida diária e enxergar um mundo de muitas possibilidades.

As pessoas que levam tudo a sério, que não conseguem enxergar humor na vida, vivem em um mundo preto e branco, sem propósito, felicidade, significado.



4. Aceitar críticas

A abertura a aceitar críticas também se relaciona com dar espaço ao outro, permitir que ele se expresse. Essa também é uma qualidade de pessoas emocionalmente inteligentes, porque não são todos que conseguem lidar com críticas de forma sábia. Também é uma forma de aprender, de entender os pontos de vista de outras pessoas, mesmo que não concordemos. As críticas que recebemos não nos definem, são apenas a maneira de outras pessoas enxergarem o mundo.


Direitos autorais da imagem de capa: Esther Wiegardt / Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.