4 lições de tao que nos ensinam a lidar com pessoas difíceis:

4min. de leitura

A expressão Tao significa “o caminho”. Representa uma jornada física e espiritual, e também se refere a noção de absoluto, que implica no conceito de dualidade, Yin e Yang, de que tudo se constitui.



O Tao é o princípio fundamental do taoísmo filosófico e religioso, fundado por Lao Zi.

Dentre os muitos ensinamentos que Tao nos ensina, estão maneiras sábias de lidar com pessoas difíceis, que, muitas vezes, podem sugar nossas energias e nos colocar para baixo. De acordo com os princípios de Lao Zi, a melhor coisa a fazer quando lidar com essas pessoas é manter a calma e liberar as emoções negativas.

Abaixo estão 4 lições de Tao para lidarmos com pessoas difíceis.

1. Controle pessoas difíceis sem lutar com elas

Tao ensina que viver é o mesmo do que fluir através de um rio. Devemos nos deixar levar sem resistir, dessa forma, vivemos com mais harmonia e avançamos com mais sabedoria. No entanto, existem também conceitos contrários à harmonia, como brigas e resistência.


Aqueles que escolhem utilizar esses conceitos negativos, só atraem para si mesmo dificuldades e problemas de relacionamentos, levando a uma frustração constante.

Aqueles que optam por não lutar com pessoas difíceis não são fracos, apenas entendem que não devem dar poder a quem não merece.


2. Elimine emoções negativas

As pessoas difíceis podem ter comportamentos que nos magoam e “estragam” nossos dias. Suas atitudes, por mais que sejam irracionais, nos afetam. Quanto a essa realidade, Tao nos ensina que quanto menos reagirmos as atitudes dessas pessoas, menos emoções negativas alimentaremos dentro de nós. Devemos respirar fundo e conservar a tolerância e paciência.



3. Opte por ser proativo, não reativo

As pessoas difíceis podem nos incluir em seus comportamentos tóxicos frequentemente. Por isso, torna-se comum nutrirmos sentimentos como raiva, frustração e desconforto contra elas. No entanto, isso nos motiva a reagir de maneiras negativas, o que não nos faz bem.

Tao nos ensina a sermos proativos ao invés de negativos. Na prática, isso significa que devemos aprender a assumir o controle de eventos em nossas vidas, ao invés de apenas assistirmos às coisas acontecerem ao nosso redor.

Quando lidamos com uma pessoa difícil, um bom conselho de Tao é nos colocarmos em seu lugar a partir da frase: “Não deve ser fácil”. Esta frase pode nos ajudar a ser mais empáticos e entender muitas coisas relacionadas às vidas das pessoas com as quais convivemos.


4. Meditar sobre a força do bambu

Quando chegamos ao nosso limite com as pessoas difíceis e nos sentimos perdidos, encurralados e enfraquecidos, Tao nos recomenda visualizar um bambu.

O bambu também recebe a força do vento, ele se dobra e é submetido à força de algo que deseja controlá-lo com seu poder. No entanto, ele nunca é vencido, pois sua força está em sua flexibilidade. O fato de se curvar o torna mais forte para reagir.

Nós também temos esse poder. Podemos recuperar nossas forças para mudarmos nossas vidas, quanto atingimos o limite. No entanto, não devemos usar violência, porque violência não é força.

A verdadeira força é a capacidade de nos posicionar com coragem, frente àquelas pessoas que querem nos tornar aquilo que não somos.

___________

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: argus456 / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.