Bem-Estar e Saúde

4 plantas curativas que você deve ter em casa!

Conheça estas plantas e cultive-as em casa para aproveitar seus incríveis benefícios para a saúde!



As plantas são grandes aliadas de nossa saúde. Nos tempos antigos, quando a medicina não existia, ou não era avançada como hoje, elas eram usadas por muitas pessoas que enfrentavam as mais diversas condições de saúde e, mesmo com toda a tecnologia dos tempos atuais, elas continuam sendo valorizadas por profissionais e pacientes, os quais buscam incluir mais do poder da natureza em sua rotina e tratamentos.

Se você é um apreciador da medicina natural e deseja aproveitar mais das diversas funções das plantas, existem algumas que você precisa cultivar em casa. Essas plantas têm poderes medicinais que ajudam nas mais diferentes situações.

Confira a lista para descobrir quais são e reserve um lugar especial em seu lar para elas.


1. Gingko

Considerado uma das plantas homeopáticas mais antigas, o gingko tem grande importância na medicina chinesa. Suas folhas são usadas para produzir cápsulas, comprimidos e extratos, e também ser consumidas em chás, depois de secas.

Segundo estudo, o gingko ajuda no tratamento de pacientes com demência leve a moderada, e pode retardar o declínio da cognição na doença de Alzheimer. Essa é uma das plantas que não podem faltar em sua casa.



2. Açafrão

Açafrão é um tempero muito comum para os brasileiros, e dificilmente falta na cozinha. Ele é rico em antioxidantes e, segundo pesquisas recentes, também é promissor no tratamento para uma variedade de doenças dermatológicas. Continue fazendo o açafrão bastante presente em sua vida e garanta um lugar para ele em sua hortinha.



3. Lavanda

A lavanda é bastante recomendada para quem sofre de condições como ansiedade, e não é à toa. Em estudo com pacientes odontológicos, foi provado que a planta é um ótimo calmante, e em outro estudo, chegou-se à conclusão de que a lavanda pode afetar diretamente o humor e o desempenho cognitivo. Tenha lavanda sempre por perto.



4. Camomila

A camomila é uma planta medicinal bastante recomendada e pode ser consumida de diversas maneiras, como em cápsulas ou comprimidos, embora muitos só conheçam o seu chá. Um estudo de 2009 mostrou que a camomila pode ser útil no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada, e um outro estudo recente confirmou que, além de útil contra a ansiedade, a camomila também mostra seu potencial em tratamentos anticâncer. Essa planta merece um espaço em sua casa.


Essas plantas são grandes aliadas de uma boa saúde, e sempre devem estar por perto. Comece a cultivá-las e aproveite de seus poderosos benefícios!

Você já tem alguma delas em casa?

Comente abaixo e compartilhe as dicas com os amigos através das redes sociais!


As pessoas partem para a ignorância, quando não aceitam que estão erradas!

Artigo Anterior

Com rodo na mão, recém-formada homenageia profissão que pagou seu estudo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.