5min. de leitura

4 razões pelas quais o toque humano é importante:

Como seres humanos, desejamos contato físico. Na verdade, nossa espécie exige que ele floresça.


As conexões que fizemos através do toque platônico foram fundamentais na construção da civilização humana como a conhecemos.

Infelizmente, à medida que nossa sociedade avançou, a prevalência do toque físico diminuiu.

O toque platônico é uma maneira importante de se unir e comunicar – então por que nossa cultura parece se esquecer dessa forma vital de contato?

Aqui estão quatro razões pelas quais devemos incorporar o toque em nossas vidas:

1.O toque físico frequente aumenta o bem-estar físico das pessoas

Um abraço não apenas faz você se sentir bem – é bom para você. Abraços regulares podem baixar a frequência cardíaca e a pressão arterial de uma pessoa. Este efeito não é apenas um impulso momentâneo – o corpo realmente se torna mais saudável a longo prazo.


Toques carinhosos, como abraços, também fortalecem o sistema imunológico, diminuem o estresse e reduzem a ansiedade. “Ser abraçado por uma pessoa de confiança pode funcionar como um meio eficaz de transmitir apoio, e aumentar a frequência de abraços pode ser um meio eficaz de reduzir os efeitos deletérios do estresse”, disse Sheldon Cohen, Professor de Psicologia da Carnegie Mellon University. “O aparente efeito protetor dos abraços pode ser atribuído ao próprio contato físico ou ao abraço sendo um indicador comportamental de apoio e intimidade.

De qualquer maneira, aqueles que recebem mais abraços estão um pouco mais protegidos de infecções. ”


2.O contato físico fortalece a dinâmica das equipes construindo confiança

Quando tocamos alguém apropriadamente – com um aperto de mão, ou um tapinha nas costas – estamos enviando-lhe uma mensagem não-verbal de cooperação. Os efeitos disso não são apenas pessoais, mas também econômicos. Daniel Keltner, diretor fundador do Greater Good Science Center e professor de Psicologia da Universidade da Califórnia – Berkeley, estudou o papel do toque no contexto das equipes de basquete da NBA.


Sua pesquisa descobriu que as equipes cujos jogadores se tocam mais frequentemente ganham mais jogos. Poderia o mesmo ser verdade para a equipe de contabilidade em seu local de trabalho, ou na escola do seu filho?


3.O toque físico promove a confiança e a segurança

Como seres humanos, somos condicionados a nos relacionarmos uns com os outros de maneira física. É por isso que muitas pessoas determinam a confiabilidade de alguém pela qualidade de seu aperto de mão. Como Ray Williams explica, “o neurocientista Edmund Ross [descobriu] que o toque físico ativa o córtex orbital do cérebro, que está ligado a sentimentos de recompensa e compaixão.

Daniel Keltner afirma que “os estudos mostram que o toque sinaliza segurança e confiança, acalma. Ele ativa o nervo vago do corpo, que está intimamente envolvido com a nossa resposta de compaixão, e um simples toque pode desencadear a liberação de oxitocina, também conhecida como “hormônio do amor”.


4.Pessoas que experimentam muito contato físico são menos violentas

Tem sido cientificamente provado que as crianças que não experimentam carinho e afeição física suficiente são mais propensas à violência, uma vez que atingem a idade adulta. O neuropsicólogo James W. Prescott determinou que a violência na sociedade muitas vezes se correlaciona com a falta de ênfase cultural na ligação materna. Quando uma criança experimenta toque amoroso, aprende a se apegar aos outros de uma maneira saudável. À medida que crescem, são menos propensas a usar o toque de uma forma dolorosa ou agressiva. Este toque inicial abre o caminho para a estabilidade emocional. Os resultados não são apenas pessoais, mas também sociais.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.