4 razões pelas quais os gênios conversam consigo mesmos:

“Escrever é como conversar consigo, apenas, de uma maneira que não o faz parecer maluco.” escreveu Mary Kate.

A maioria de nós sabe que manter um diário é algo saudável e poderoso, então, por que vemos o seu equivalente verbal como um sinal de que estamos ficando malucos?



Como se vê, conversar sozinho não é apenas normal. É benéfico!

Aqui estão quatro razões disso:

1. Nós focalizamos mais eficazmente quando falamos sobre o que nós estamos fazendo.

Ao falar sozinho durante um trabalho, você está tomando a decisão de se concentrar nessa tarefa, exclusivamente. É difícil ser vítima de uma distração quando você está falando.

Verbalizar suas ações ajuda você a focar e pensar logicamente sobre seus próximos passos. Isso também pode ajudá-lo a resolver todos os problemas que surgem e também manter a perspectiva, quando você encontrar desafios inesperados.


Esta é uma grande estratégia para empregar com desafios que você possa achar desinteressante, tedioso ou intimidante.


2. Verbalizar nosso diálogo interno nos ajuda a controlá-lo.

O problema de se conversar sozinho negativamente é que muitas vezes é tão silencioso que falhamos em tomar conhecimento. Corrói a nossa autoestima e torna-se nossa crença profunda sobre nós mesmos. Talvez, nem percebamos que nos vemos como estúpidos, preguiçosos, feios ou odiáveis – em vez disso, estas crenças manifestam-se em falta de autoestima e em hábitos autodestrutivos.

No entanto, não podemos ignorar o que  estamos verbalizando sempre. Ouça os seus pensamentos em voz alta por um dia, e largue quaisquer crenças negativas. “Sou burro demais para resolver isso“, você pode se deparar pensando. Verbalizar esse pensamento permite que você o reconheça e o corrija de uma vez.


Não, eu não sou burro” você irá responder. Apenas preciso de um tempo para me dedicar mais.” Gino Norris escreveu:

“Suas conversas consigo mesmo são o canal para a mudança de comportamento.”


3. Conversar consigo mesmo foi comprovado melhorar a memória.

De acordo com um estudo publicado na revista periódica de psicologia experimental, a pessoa que fala consigo mesma, enquanto tenta encontrar um objeto perdido, irá localizá-lo mais rapidamente do que aquela que não o fizer.

Este é um resultado do foco descrito acima, bem como outros fatores. Quando verbalizamos um problema, usamos mais do nosso cérebro para nos concentrar nele. Também ficamos mais inclinados a lembrar as coisas que dissemos. Quando falamos a nós mesmos, acoplamos diversas partes do cérebro para processar a informação relevante.


4. Conversar consigo mesmo facilita o autoaperfeiçoamento.

Falar consigo mesmo dá-lhe a chance de incentivar o seu subconsciente a partir do exterior. Muitas vezes, nós, conscientemente, queremos alcançar certos objetivos, mas nos interrompidos por uma falta de cooperação do subconsciente. Quando falamos com nós mesmos, temos direção e motivação.

Use afirmações positivas. Defina a pessoa que você quer ser. Então, verbalize seus objetivos para tornar isso real.

Olhe para o espelho todas as manhãs e estabeleça seus objetivos para o dia. Há algo poderoso em encontrar seu próprio olhar e dizer: “hoje, serei corajoso. Vou pedir ao meu chefe um aumento/melhorar o meu tempo de corrida/convidar o meu vizinho para um café.” Conversar consigo mesmo permite que você se comprometa de uma forma concreta, ao invés de simplesmente esperar pelo melhor.

 “Ou você controla seus pensamentos ou as forças exteriores irão controlar, e fique sabendo que estas forças geralmente consistem em medo, preocupações e dúvidas. “ escreveu Maddy Malhotra.

Quando você fala para si mesmo, você se encarrega de seu diálogo interior. Este diálogo interno torna-se sua voz, suas ações, suas decisões, suas interações com o mundo – todas as coisas que fazem de você quem você é.

É assim que você processa as emoções. É assim que você resolve problemas complexos e faz escolhas importantes em sua vida.

Se ser intencional em controlar essas coisas torna-me louco, então, talvez, eu não queiro ser são(ã)!


Direitos autorais da imagem de capa: alessandroguerriero / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.