4 RAZÕES PELAS QUAIS SEU CABELO ESTÁ FICANDO GRISALHO ANTES DO ESPERADO:



“Quando seu corpo para de gerar melanina, o cabelo se apresenta como cinza, branco ou prata.” – News and World Report

Todos nós envelhecemos … é a evolução natural da própria vida. Alguns optam por navegar através deste processo com um senso de aceitação. Outros optam por “lutar”, incapazes de aceitar essa evolução natural.

Na verdade, não há nada de errado com qualquer perspectiva, pois todos nós tentamos enfrentar a inevitabilidade do envelhecimento de diferentes maneiras.

O que leva nosso cabelo a ficar cinza…

Um aspecto físico deste processo de envelhecimento natural é a proliferação de cabelos cinz – e nem todos gostam. Conforme envelhecemos, nossos folículos capilares produzem menos melanina – o pigmento que dá ao nosso cabelo sua cor natural – e os cabelos grisalhos são o subproduto natural.

Nem todo mundo desenvolve essa característica física ao mesmo tempo – e os cientistas ainda não têm uma boa explicação. Porém, um consenso foi alcançado: a genética, provavelmente, tem muito mais a ver com isso do que qualquer outra coisa.

A demografia racial tem muito a dizer sobre esta tendência. Normalmente, os caucasianos começam a envelhecer em meados dos 30 anos; os asiáticos nos final dos 30 anos; e os africano-americanos em meados dos 40. De acordo com WebMD, mais da metade de todas as pessoas têm “uma quantidade significativa de cabelos grisalhos quando completam 50 anos.”

Para os brancos, cabelos cinza prematuros indicam crescimento de cabelos grisalhos aos 20 anos; para os negros, aos 30 anos.

A razão para os cabelos cinza prematuros é quase sempre genética. Existem, no entanto, catalisadores que podem acelerar a alteração do tom de cabelo “normal” para um que exibe visivelmente o processo de envelhecimento natural.

O que nos leva ao ponto do artigo: porque algumas pessoas desenvolvem cabelos grisalhos prematuramente. Contrariamente à crença popular, esta mudança física de aparência pode – de certa forma – ser atribuída ao estilo de vida e outras características.


Aqui estão as 4 principais razões pelas quais seu cabelo está ficando cinza antes do esperado:



1.Condições médicas

As doenças autoimunes eficazmente atacam as células dentro do corpo, e isso inclui folículos pilosos, o que facilita a condição. Existem outras causas médicas também.

De acordo com a WebMD: “uma deficiência de vitamina B-12 ou problemas com sua glândula pituitária ou tireoide pode causar envelhecimento prematuro.” A boa notícia é – se a condição é tratada – os efeitos físicos do envelhecimento prematuro podem ser revertidos.


2.Fumar

De acordo com um dermatologista: “Fumar é uma das piores coisas que você pode fazer para sua pele e cabelo … você pode não ser capaz de ver rugas no couro cabeludo, mas elas afetam todos os folículos (cabelo).

Apesar dos efeitos potenciais do tabagismo sobre o processo de envelhecimento, ele não tem um impacto tão grande quanto a genética. Se o envelhecimento precoce não é uma característica que funciona em sua família, recomenda-se ver um médico para avaliar a saúde da tireoide, os níveis de vitamina, e para descartar a anemia – uma deficiência de sangue vermelho ou hemoglobina no sangue.


3.Estresse crônico

Embora haja um pouco de um debate sobre isso, algumas pesquisas descobriram uma correlação entre estresse e cabelos grisalhos. Em um estudo conduzido por biólogos celulares na Universidade de Nova York – e publicado na revista Nature Medicine – pesquisadores observaram a diminuição de folículos pilosos via redução de células-tronco em ratos colocados em condições estressantes.

Novamente, não há muitas pesquisas sobre os efeitos do estresse e envelhecimento precoce. No entanto, há uma abundância de evidências anedóticas para sugerir que pode realmente haver um elo forte.


4.Deficiência de vitamina

Como mencionado, uma deficiência de vitamina B12 pode acelerar o envelhecimento dos cabelos. Vegetarianos e veganos, devido a suas restrições dietéticas, também podem estar em maior risco de envelhecimento prematuro. Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, e aqueles com problemas gastrointestinais ou digestivos também podem estar em maior risco de envelhecimento prematuro.

_________

Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Power of Positivity






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.