4 segredos para liberar a dor emocional profunda:

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Alguém machucou muito meu coração. Foi uma dessas rupturas que você não vê, o tipo de decepção que você nunca pensou que poderia acontecer. Mas aconteceu comigo e me perdi por um tempo. Eu estava com tanta dor que não queria nada além de me livrar dela. Então, eu me livrei.



Mas a única maneira de curar a dor emocional rapidamente é fugir dela. E eu sabia que não era algo que poderia fazer. Uma das principais mensagens no meu trabalho de respiração é sentir tudo – mesmo as coisas terríveis.

Mas eu estava cansada de sentir a dor. Eu só queria que ela desaparecesse. Queria ficar o mais longe possível dela, seja afastando-a ou encontrando um meio de adormecê-la. O problema com essas abordagens é que elas criam problemas maiores, sob a forma de doença, ansiedade e estagnação emocional.

Se você é alguém que quer viver uma vida profundamente gratificante, é preciso aprender a enfrentar sua dor. Eu sei que não parece atraente, mas ignorá-la só irá piorar com o tempo. Somente olhando diretamente para sua dor, e realmente lidando com ela, você pode encontrar a riqueza, a beleza e a alegria que vem com a verdadeira liberdade. Qual você quer para sua vida?

Em vez de me esconder da dor horrível que sentia, eu a enfrentei. Essas ferramentas foram fundamentais para me ajudar a processar minha dor, liberá-la e transmutá-la em amor:

1. Esteja presente com seus sentimentos

Quando você sentir uma emoção se aproximando – seja a falta de valor, ressentimento, vazio, vergonha ou solidão – sinta-a completamente. Sentir suas emoções significa permitir que elas surjam no corpo e observar as sensações que ocorrem. Não manipule ou tente controlá-las. Permita-se estar presente e observá-las.


A dor desencadeia feridas na infância, e muitas vezes reverte-se para versões de nós mesmos que não são lógicas, quando estamos profundamente angustiados. É importante não se envergonhar por qualquer sentimento que surgir, não importa qual seja. Qualquer coisa serve. Trate-se como se fosse seu próprio filho. Diga a si mesmo que tudo está bem. Diga que você está lá. Isso pode parecer estranho, mas o amor que temos por nós mesmos é a nossa melhor ferramenta para curar a dor emocional.


2. Respire em seu coração

Há uma variedade de maneiras de respirar que incentivam a cura. Uma das técnicas mais simples é se deitar no chão e respirar longas e lentas inalações e exalações no coração. Respirar suavemente pelo nariz e no seu coração pode ajudar a abrir o Chakra do Coração, que geralmente é bloqueado quando você está passando por dor emocional. Respire assim de 5 a 10 minutos, ou mais, se quiser.

Mais uma vez, preste atenção a quaisquer emoções que surjam e permita que elas apareçam, sem julgamento. Você pode sentir tristeza e a necessidade de chorar. Não se prive de nada.



3. Grite em um travesseiro

Eu sou uma grande fã de gritar. Usar a voz para liberar emoção é realmente catártico. Isso ajuda a impulsionar a energia bloqueada para fora de nossos corpos e nos deixa em um estado mais pacífico. Algumas pessoas reprimem a raiva por toda a vida porque aprenderam que é errado ou ruim sentir raiva. Não é. Mesmo que você não se sinta bravo, gritar pode ser uma excelente liberação energética.

Então, pegue um travesseiro, cubra seu rosto e grite até sentir que é suficiente. Se você precisar chorar, chore. Você pode sentir uma explosão repentina de felicidade ou vertigem e querer começar a rir. Seja como for, fique firme.


4. Mova seu corpo

Nossos corpos precisam de movimento. Coloque uma música animada que você ama e deixe seu corpo se mover do jeito que quiser. Você acaba se perdendo na música e pode experimentar muita alegria com essa prática.

Às vezes, estamos com tanta dor emocional que a dança simplesmente não parece possível. Nesses casos, sair e caminhar pode ajudar a melhorar seu humor, o suficiente para fazer uma grande diferença em seu dia. Experimente um pouco de ioga ou uma caminhada na natureza. O movimento faz a energia fluir e ajuda a liberar a dor presa.

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

 

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