Bem-EstarComportamento

4 sinais não tão populares da depressão:

É comum associarmos depressão a sintomas já populares, como isolamento, aumento ou diminuição do apetite, sentimentos de desesperança ou desespero, tristeza e dificuldade geral em viver a vida de forma positiva.



Em vídeos e demais materiais sobre o assunto, a pessoa depressiva geralmente é retratada como alguém incapaz de sair de sua cama ou de se envolver em situações sociais, com dificuldades de concentração no trabalho.

Essa é a ideia exterior da depressão, no entanto, existem outros sintomas dessa condição que não conhecemos.

Abaixo estão 4 sinais da depressão, não tão populares:


1. Sentimentos de solidão

Nós sabemos que a depressão causa isolamento, mas o que é desconhecido para muitos de nós é que essas pessoas realmente querem ter outros ao seu redor, apenas têm muita dificuldade em reunir energia para se levantarem de suas camas e se conectarem com aqueles ao seu redor. Apesar disso, as interações sociais são benéficas para essas pessoas.

O psicólogo Dr. Alexander Haslam realizou um estudo com pacientes diagnosticados com ansiedade ou depressão e descobriu “uma evidência clara de que unir grupos e se identificar com eles pode aliviar a depressão”.  Seu estudo foi publicado no Journal of Affective Disorders.

Como se sentir parte de um grupo é importante para o estabelecimento da saúde mental, o isolamento apenas intensifica os sentimentos de baixa vibração da depressão.



3. Excesso de trabalho

Muitas pessoas que sofrem de depressão veem o trabalho como uma maneira de encontrarem a si mesmas. Elas se encontram frequentemente desencorajadas em suas vidas, acreditando que não podem mudar certas coisas. Por esse motivo, voltam seu foco para aquilo que sabem que podem fazer com qualidade, seu trabalho. Dessa maneira, o trabalho se transforma em uma espécie de vício que as distrai da realidade, e elas esperam que todos os seus sentimentos negativos possam se dissipar. Por mais que muitos de nós tenhamos a tendência de trabalhar muito, usar o trabalho como uma maneira de evitar lidar com os próprios pensamentos e sentimentos pode ser um problema.



3. Dor física

A dor física pode ser um sintoma escondido de depressão, especialmente nas pessoas mais velhas. Quando sentimos dores em músculos, tendemos automaticamente a relacioná-las a motivos racionais, como envelhecimento, excesso de atividade física ou até mesmo sedentarismo. No entanto, quando esses sentimentos são persistentes, podem indicar algo mais. A forma como nós nos sentimentos em nosso interior reflete-se em nossa saúde através de sintomas físicos, e a depressão pode causar dores físicas muito intensas.


4. Lapsos de memória


A depressão pode tornar o cérebro lento, mas a maioria das pessoas não associa lapsos de memória à depressão, pois não sabem dessa conexão. Quando o cérebro se encontra em estado depressivo, não funciona no máximo de sua capacidade, o que, com o tempo, pode levar à deficiência cognitiva.

__________

Direitos autorais da imagem de capa: bialasiewicz / 123RF Banco de Imagens


Todos nós somos “pacotinhos de sentimentos”…

Artigo Anterior

Se a escolha foi dele (a), deixe-o (a) ir…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.