ComportamentoCuriosidades

4 táticas de manipulação que pessoas tóxicas usam para silenciar você!

4 táticas de manipulação

Nem todas as pessoas são uma fonte de paz e alegria. Na verdade, algumas são exatamente o oposto. Elas só trarão a toxicidade para a sua vida e o farão duvidar constantemente dos seus direitos.



A pior parte é que você muitas vezes nem sequer percebe o quão tóxicas tais pessoas são, até que tenham se incorporado em sua vida. Elas podem ser seu melhor amigo, parceiro de negócios ou até mesmo o seu cônjuge.

Você pode proteger-se tornando-se ciente das táticas que pessoas tóxicas muitas vezes utilizam para aprisionar os outros em uma teia de confusão. Aqui estão algumas delas.

1.Gaslighting


4 táticas de manipulação2

Gaslighting é o processo de manipulação de outra pessoa fazendo-a questionar a sua própria sanidade e direitos.

Gaslighting apresenta-se em três etapas.

A primeira é a fase de descrença, em que o indivíduo tóxico faz algo que parece estranho para a vítima. Isto é seguido pela fase de defesa. A vítima reage ao comportamento estranho, apenas para ser informada de que está sendo “muito sensível” ou “histérica”.


Isto se repete por muitos cenários até que a vítima começa a pensar, “Hmm, talvez eu esteja sendo muito sensível …”

O que conduz à fase de depressão.

Se você suspeitar que alguém é tóxico, busque os sinais. Será que ele ou ela constantemente questiona seus sentimentos durante suas interações?



2.Salada de Palavras

4 táticas de manipulação3

Algumas pessoas são especialistas em te deixar girando em círculos quando você pergunta-lhes uma coisa que não querem responder.

Uma tática que pessoas tóxicas usam para fazer isso é conhecida como Salada de Palavras. Simplificando, é uma resposta elaborada que certamente faz com que alguém soe como se soubesse o que está dizendo. Mas, realmente, ele está apenas tentando colocar-se acima dos outros, confundindo-os.


Uma maneira fácil de detectar isso é prestar atenção em como discussões com uma pessoa tóxica suspeita acontecem. Será que ela mantém o foco sobre o tema ou está constantemente falando sobre outras coisas?


3.Jogos psicológicos

4 táticas de manipulação4


Outra maneira de as pessoas tóxicas te confundirem é convencê-lo que têm tudo planejado – que sabem exatamente porque você faz as coisas que faz.

Afirmações como “Eu não devia me surpreender”, ou “Eu sabia que você diria isso” em resposta a até mesmo coisas mundanas são sinais de que uma pessoa tóxica está tentando entrar em sua cabeça.

É uma forma de raciocínio delirante que simplesmente não responde à lógica ou bom senso.



4.É mesmo? Bem…

4 táticas de manipulação5

Não importa o quão duro você tente colocar uma pessoa tóxica em seu lugar, ela vai querer continuar a situação para sempre.

Por exemplo, você poderia estar falando com um colega sobre porque ele não se esforçou em um projeto e ouvir isso: “É mesmo? Nossa como você é esperto. ”


Para uma pessoa tóxica, o problema nunca é dela. Mesmo quando confrontada com a culpa inegável em uma situação, ela vai encontrar uma maneira de empurrar uma parte para você.


Como tratar uma pessoa tóxica

Pessoas tóxicas também são humanos. Elas não são monstros que devem ser jogados em uma sala e trancados longe da sociedade.


Elas precisam de ajuda, ajuda profissional. Não espere ser capaz de mudar o seu cônjuge ou melhor amigo tóxico para melhor. Se eles não estão dispostos a obter ajuda e isso está tendo um impacto sobre o seu bem-estar, talvez seja hora de dar um passo para trás.

Se a pessoa tóxica é um colega de trabalho ou chefe, considere obter ajuda para si mesmo sempre que a toxicidade for demais para suportar.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe

4 coisas para lembrar quando você se sentir um fracasso

Artigo Anterior

5 maneiras de prevenir que o seu metabolismo se torne mais lento, conforme você envelhece

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.