ColunistasAutoconfiançaVida

5 atitudes para aumentar a sua autoconfiança:

5 ATITUDES AUTOCONFIANÇA FOTO DE CAPA E FOTO 01

Confiar em si é primordial para a vida. Toda atividade que vamos realizar precisa de uma dose de autoconfiança. A autoestima (Principal tema que eu trabalho) é baseada no autoconceito e na autoconfiança. Só aí já vemos a importância de se ter uma boa autoconfiança.



Albert Bandura, importante psicólogo canadense, elaborou o conceito da auto eficácia.  Esse conceito diz que quanto mais a pessoa confia que vai realizar bem uma tarefa, melhor será seu desempenho.

Mas calma. Tudo tem solução. Você pode aumentar sua confiança com essas cinco dicas que vou dar aqui para você. Vamos começar a ver as cinco atitudes que você deve desenvolver para aumentar sua autoconfiança.

1ª Anote suas realizações:


5-atitudes-autoconfianca-foto-de-capa-e-foto-01

Quando fizer algo e alcançar seu objetivo, anote. Isso fará sua mente ser reforçada e criará em você o sentimento de realização. Anote todas as coisas que você já realizou, por menor que ela seja. Como nossa mente sempre busca o que falta, acabamos não notando aquilo que já temos e alcançamos. Por isso anote para lembrar sua mente de suas realizações.


2ª Cumpra os compromissos com você:


Imagine que você está de viagem para uma cidade desconhecida e marcou com um amigo seu para que ele o recepcione. Contudo, ao chegar à cidade seu amigo não aparece. Você confiara nele novamente para ir te buscar? Provavelmente não.

Da mesma forma é com você. Se você se compromete em fazer algo e não cumpre, logo sente uma “autodesconfiança” e sentimento de não realização. Começa a achar que não é uma pessoa realizadora. Por isso é importante que cumpra todos os compromissos que assumiu com você mesma. Coloque-os todos em um papel e comece sua lista. Se assumir compromissos com você, sempre os cumpra.


3ª Elogie-se por suas conquistas:


Quantas pessoas eu vejo que conquistam várias e várias coisas, mas nunca se elogiam. Parece uma insatisfação eterna. Elogiar-se aumenta sua autoestima e sua confiança, pois gera um sentimento de realização. É importante de premiar e dar esse afago e tratar-se com carinho. Se um amigo alcança uma grande conquista você não o elogiaria? Por que não fazer o mesmo com você? Seja sua amiga.


Seja grata:

A gratidão é uma poderosa forma de aumentar não somente sua autoconfiança como também sua felicidade. Martin Seligman, autor do livro Felicidade Autêntica, descreve nesse livro a técnica das três bênçãos. Essa técnica diz que ao final de todo dia você escreve em um papel três coisas pela qual foi grato.


Por exemplo, para mim foi escrever esse artigo, fazer o programa do Coach Matinal e saber que você está lendo isso e que estou te ajudando. Isso aumenta não apenas sua felicidade, mas também o reconhecimento de coisas simples da vida que te fazem feliz.


5ª Aprenda com seus erros:

5-atitudes-autoconfianca-foto-02


Fracassar nem sempre é ruim, pois ele leva a um aprendizado. Quando alguém fala para mim que se hoje fosse tomar uma decisão no passado faria diferente, eu digo que ela fez o melhor com o que tinha, e que só sabe o que sabe porque passou por essa situação. Então por pior que seja a situação, ela sempre pode nos levar a um aprendizado e a uma superação de si mesmo.

Se você seguir apenas uma dessas dicas, com certeza verá sua confiança florescer, bem como sua autoestima. Deixe que o amor e a confiança por si mesma floresçam. Um grande abraço e até o próximo artigo.

Se gostou compartilhe esse artigo e também pode se inscrever no meu canal no Youtube para ficar por dentro de mais conteúdos. O canal é Erickson Rosa. Espero você lá.


Um dia você vai encontrar alguém e tudo vai fazer sentido

Artigo Anterior

5 mentiras sobre relacionamentos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.