6min. de leitura

5 atitudes para se ter quando parecer que não há mais saída…

Em muitos momentos de nossa vida, e arrisco dizer em grande parte de nossa vida, passamos por momentos onde parece que não existe mais uma saída, onde todas as portas se fecham, onde amigos desaparecem e nos encontramos sós, diante de uma situação que aos nossos olhos parece ser irremediável.


Eu, particularmente, me encontro em um desses momentos e, sem medo de errar, posso dizer que é  o mais complexo de minha vida, por isso, escrevendo esse texto para você que está lendo agora, ele tanto serve para mim como também espero que possa ajudar e ser luz para seu caminho.

E disse-me: A minha graça lhe basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, gloriar-me-ei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. – 2 Coríntios 12:9 

Gostaria aqui de falar sobre 5 atitudes que ajudaram a me reerguer diante de todas essas coisas:


1. Visão Macro

Tente, por mais difícil que pareça, ver a situação como um todo. Não se apegue somente a um acontecimento em particular, olhe para toda a situação e veja em que momento tudo isso começou, onde foi que você começou a se desviar do caminho, em que momento você fez a escolha que o levou onde está agora.  A sua percepção influenciará as respostas que será capaz de dar a si mesmo e ao mundo.


2. Seja Flexível

A vida é uma constante mudança. À primeira vista, o que está acontecendo em sua vida pode parecer algo muito ruim, mas tente ser flexível, procure adaptar-se à nova situação. Tente ser menos resistente às mudanças. Em certos momentos você não terá outra escolha a não ser mudar e se adaptar e quanto mais você lutar contra isso, mais vai se desgastar. Ao se concentrar no que é possível fazer, você evitará o agravamento dos efeitos causados pelo impacto de uma crise.


3. Autoconhecimento

Momentos como esses são propícios ao autoconhecimento e a espiritualidade, independentemente de sua crença, credo ou fé entenda que este é o tempo ideal para que você ouça mais o seu “eu interior” e conecte-se com aquele que você escolheu como seu Deus. Tire proveito dessa crise, não deixe que ela vá embora sem que você aprenda uma lição, algumas vezes você paga pelos seus atos outras vezes o mundo quer lhe ensinar uma lição então abra seu coração, por pior que seja o momento e a dor, permita-se aprender e progredir como pessoa. Tudo o que nos acontece traz um aprendizado preciso.



4. O que realmente importa

A partir de uma dolorosa experiência você saberá e reconhecerá o que realmente importa. A vida mostrará a você o que realmente é verdadeiro em sua vida, seja o material, seja pessoal, você perceberá que coisas e amigos apresentar-se-ão de uma maneira que nunca vista. Você que antes era materialista poderá se tornar um minimalista, você que antes tinha certeza de tantas amizades ver-se-á cercado de poucos amigos. Fique com as lições a serem aprendidas, pois elas farão parte do seu acervo de recursos internos apoiando-o ao longo do caminho.


5. Conecte-se

Ore, reze, faça ioga, medite, entre em conexão com a natureza, exercite sua fé, escolha o que mais traga paz ao seu coração e à sua alma. A mente tranquila é um recurso precioso diante de situações difíceis. Você só ouvirá o que tem de ser aprendido quando as suas ondas cerebrais não estiverem alteradas por um estado emocional conturbado

E lembre-se: nenhuma tempestade dura para sempre. Acima das nuvens cinzas, acima dos raios e trovões brilha um sol que não conseguimos ver por certo tempo, mas quando a chuva cessa e o tempo abre, podemos ver o brilho daquele que sempre esteve ali. Seja forte, persevere, não desista, não reclame, não pragueje, aprenda a lição e saia fortalecido dessa aula que a vida lhe deu. Amanhã será um novo dia e, com certeza, haverá uma nova lição, talvez ainda mais difícil, mas você estará ainda mais forte.

Saiba que o que você passa hoje é muito menos do que muitos passam. Sempre haverá alguém com uma batalha bem maior que a minha e a sua. 

“Quando a chuva passar, quando o tempo abrir, abra a janela e veja… eu sou o sol!

Eu sou céu e mar. Eu sou seu e fim. E o meu amor é imensidão…” – Ivete Sangalo


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: vasiliybudarin / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.