5 CHAVES PARA APROVEITAR A SOLIDÃO:

1) VOCÊ É SUA MELHOR COMPANHIA. 

A premissa básica é mudar a crença de que quem está acompanhado está melhor. A sociedade de uma maneira geral, prega quem está sozinha está errada ou está enfrentando algum problema. Muito pelo contrário, mulheres necessitam de espaços de tempo sozinhas consigo mesmas, como os homens também precisam, para se conectarem, resolverem seus próprios problemas e abordarem a vida com mais felicidade e amor.


2) UMA OPORTUNIDADE PARA NOS CONHECERMOS MELHOR E DESCOBRIR NOSSO RICO MUNDO INTERIOR

Perguntas que não foram respondidas no passado e ainda ecoam em sua mente devem ser respondidas e, devem ser um pontapé para o seu próprio crescimento. Técnicas milenares como meditação, ioga e acupuntura são formas de você se conectar consigo mesma e obter melhor conhecimento interior sobre o que está te incomodando atualmente. Pesquisas científicas nos Estados Unidos e Alemanha, comprovaram que 30 minutos de meditação diária tanto com crianças quanto com adultos, geram 3 vantagens físicas, mentais e emocionais extraordinárias: diminuição do estresse, aumento da qualidade de vida e aumento da capacidade cognitiva para a resolução de problemas.


3) EM VEZ DE SE TORTURAR, É PRECISO APROVEITAR A SOLIDÃO PARA LER, PINTAR OU PRATICAR ESPORTE

Se doar sempre, trabalhar demais e querer sair todo o fim de semana podem ser desculpas que você vem se dando há muito tempo. Não tem como você crescer, se não se cuidar e “regar” o seu jardim. Procure uma livraria, vá lá, não fique apenas em seu notebook procurando comprar online. Levante a bunda da cadeira e sinta aquela vontade tremenda de ler algo novo, sentir o cheirinho de livro novo e ver muitas pessoas que têm paixão pelo conhecimento. Se leitura não é algo definitivamente prazeroso para você, procure fazer atividades que despertam sua criatividade como pintura, desenho, esportes no parque de sua cidade, até mesmo, jogos como videogame (sem excessos!). O videogame estimula a capacidade neurológica de lobos cerebrais responsáveis pelo raciocínio lógico e cognitivo, e 30 minutos de prática já alteram a constituição cerebral no que chamamos de neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em se adaptar.


4) ESCREVER UM DIÁRIO

Ajuda a expressar sentimentos e a contemplar-se com mais conhecimento e carinho. Parece coisa de adolescente ter um diário e escrever o que rolou no seu dia, mas pesquisas científicas dentro da neurociência vêm apontando cada vez mais o sucesso de atividades tangíveis (reais) do que você faz no ambiente virtual (digitais). As áreas cerebrais responsáveis pela inovação, criatividade e o despertar para o novo são melhores trabalhadas com papel e caneta na mão do que o uso de computador e smartphone de última geração. Quanto mais clareza do que aconteceu no seu dia, o que você aprendeu e o que você quer realizar na sua vida, mais fácil fica para você desenhar sua trilha do sucesso.


 5) COMO INDICA O PSICÓLOGO JAVIER URRA, COM A SOLIDÃO RECUPERAMOS “O GOSTO PELO SILÊNCIO E PELO DOMÍNIO DO TEMPO”

Hoje em dia, o silêncio não é celebrado, mas se você for para algum local religioso, templo, até no interior do seu país, você vai notar que as pessoas gostam de estar em silêncio. Será que existe uma desconexão real? Sim! Estamos acostumados com o barulho e estamos incomodadas com o silêncio. Comece a se questionar e a realizar tarefas em silêncio. Feche seus olhos, procure estimular os seus sentidos. Como você se sente? Incomodada? Realizada? Esquisita? O silêncio pode te trazer a resposta que está buscando em sua vida.



Deixe seu comentário