5min. de leitura

5 COISAS QUE NARCISISTAS FAZEM PARA SER O CENTRO DAS ATENÇÕES:

“Os narcisistas querem ser o centro das atenções. Eles vão se gabar e contar histórias exageradas sobre si mesmos para causar boa impressão. Eles muitas vezes misturam mentiras com verdades ou meias-verdades, o que pode tornar difícil desmascará-los.”


Conversar com um narcisista pode ser descrito de quatro maneiras: confuso, vertiginoso, irritante e sem sentido. Quanto aos efeitos de tais conversas, as pessoas narcisistas possuem o “dom” inato de mudar qualquer senso de sua própria insegurança e indignidade para quem quer que escute. As repercussões frequentemente sentidas de conversar com um narcisista deixam a vítima se sentindo muito pior do que antes da conversa. Outro “talento” dos narcisistas é evocar um senso de culpa, dúvida e incerteza – todos objetivos primários de um indivíduo manipulador.

Não cometa erros; os narcisistas sabem exatamente o que estão fazendo.

Aqui estão cinco comportamentos que narcisistas exibem para se tornarem o centro das atenções:


1.Projeção inversa

Como não intencionalmente enganamos ou manipulamos as pessoas, acreditamos inatamente que os outros vão retribuir tais qualidades.

No entanto, quando esta confiança é violada, muitas vezes nos sentimos confusos, feridos e – de certa forma – responsáveis ​​pelo comportamento do narcisista. A coisa horrível é que isso é exatamente o que as pessoas narcisistas querem.


Sem cautela diligente, um narcisista pode rapidamente “torcer a conversa”, fazendo você assumir o ônus da culpa. Enquanto isso, o narcisista sutilmente inverte a realidade da situação e assume o papel de vítima inocente. Em outras palavras, ele inverte os papéis.


2.Culpa incessante

Os narcisistas irão mudar atentamente tópicos sensíveis (por exemplo, responsabilidades de trabalho) para desviar sua atenção. Eles fazem isso para colocá-lo em uma posição defensiva, independentemente do mérito por trás dessas táticas. Eles vão interrogar, concentrando-se em qualquer e todas as falhas reais ou percebidas.

Por sua vez, você vai se defender corretamente. Enquanto isso, o narcisista continuará a martelar a sua noção inconcebível sobre você “estar errando.” Simultaneamente, ele vai recusar qualquer responsabilidade por seu comportamento e deixá-lo em um estado resistivo. Todo o tempo, ele vai se justificar apontando os dedos para você, por ter criado qualquer drama ou problemas no relacionamento.


3.Choque e temor

Quando um narcisista aparentemente exibe raiva, sua intenção é intimidar você em submissão. Isto é um enigma, pois narcisistas tipicamente não exibem tais comportamentos vocais ou físicos.

A intenção aqui é confundir e intimidar a vítima. As pessoas racionais, especialmente aquelas que não costumam se acostumar com tais explosões, podem ficar confusas e intimidadas. Em consequência, a vítima pode baixar suas defesas e tornar-se suscetível à sugestão.

Um estado enfraquecido é o que o narcisista quer, pois o deixa vulnerável à sua insaciável necessidade de controle e domínio.


4.Fazer-se de vítima

As pessoas enganosas adoram ser vítimas, e os narcisistas certamente pertencem a esta categoria. Os narcisistas conseguem isso ganhando uma piedade indigna. A tragédia é que esta tática manipuladora é executada à custa de outro – uma pessoa que é muitas vezes o destinatário merecido da boa vontade dos outros.

Embora os narcisistas sejam um grupo emocionalmente neutro, compreendem agudamente o poder da empatia humana. Este conhecimento é usado para contrariar qualquer ameaça real ou percebida a sua posição superior. No caso de machucarem alguém, vão assumir uma posição de defesa – isso muitas vezes envolve a manipulação emocional daqueles perto da pessoa que machucaram.


5.Interrupção

Narcisistas têm um desejo insaciável de ser o centro das atenções em todos os momentos. Quando o tópico em questão não os envolve, eles interrompem rapidamente o diálogo e tentam reorientar a conversa para si mesmos.

Se alguém intercede veementemente, tentando redirecionar a conversa, é rapidamente neutralizado pelo narcisista e silenciado. Se tal tentativa maligna falhar, o indivíduo será imediatamente colocado na “lista de ataques” do narcisista – uma ameaça percebida a ser tratada de acordo com a visão distorcida do narcisista sobre o que é realmente importante … apenas si mesmo.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.