5 coisas que o seu amigo que sofre de depressão não quer ouvir de você:

5min. de leitura

Depressão, como qualquer condição mental, é difícil de entender do lado de fora. Talvez seja por isso que muitas vezes se confunde com tristeza. Depressão médica, no entanto, é muito mais profunda. Como Ned Vizzini explicou: “Eu não queria acordar.”



Eu estava muito melhor dormindo. E isso é realmente triste. Era quase como um pesadelo reverso. Eu acordava em um pesadelo. ”

A depressão é um tipo incomum de escuridão

Muitas vezes não sabemos o que dizer, então tentamos relacionar com nossas próprias experiências com tristeza. Embora nossas intenções possam ser boas, o impacto em nosso amado raramente é útil.

Aqui estão cinco coisas que dizemos às pessoas que sofrem de depressão que são indelicadas, inúteis e até mesmo ignorantes:

1.A felicidade é uma escolha

Como você se sentiria se uma pessoa que nasceu rica lhe dissesse que a pobreza é uma escolha? Bem, essa afirmação é errada – e ofensiva – assim como dizer a uma pessoa que sofre de depressão que a felicidade é uma escolha. Sim, existem escolhas que podemos fazer para aumentar ou diminuir nossa felicidade. No entanto, também começamos em lugares muito diferentes, devido à genética e eventos de vida incontroláveis. Uma pessoa que está lutando com um caso médico de depressão não pode pensar em seu caminho para a felicidade. Para ela, a estrada será muito mais longa e mais difícil. Ela pode precisar de terapia cognitiva -comportamental ou medicação



2.A vida é difícil para todos. Olhe para (insira o nome de uma pessoa aleatória) – ela está pior do que você, e está lidando bem com as coisas

A clara implicação aqui é que essa pessoa deve estar trabalhando mais, cuidando mais, ou apenas inerentemente melhor. Este pensamento não é útil para uma pessoa que provavelmente já luta com sua autoestima. Também ignora o fato de que a vida é muito mais complicada do que a que vemos na superfície. É impossível compararmos a dificuldade de duas vidas sem o conhecimento de décadas de informações biológicas e situacionais complexas. Também não é produtivo.


3.Saia da cama e coloque um sorriso em seu rosto. Seja forte por seu parceiro / filhos / pais

Esta declaração é desagradável e desprezível. Isso implica que a saúde mental de seu amigo não é tão importante quanto o conforto daqueles que os rodeiam. Na melhor das hipóteses, isso vai encorajar a pessoa a esconder seus sentimentos – uma prática de saúde mental tão tóxica que pode causar danos físicos. A empatia pode ser um motivador mais lento do que o medo e a vergonha, mas seus resultados são muito mais profundos e duram mais.


4.Esta depressão é coisa de sua cabeça. Você já tentou pensar mais positivamente?

Pensamento positivo é uma ótima ferramenta para melhorar a sua autoestima e visão de mundo. Infelizmente, não é uma cura para a depressão. A depressão é o resultado de um desequilíbrio químico no cérebro. Embora ferramentas como mindfulness, autocuidado, e espiritualidade possam ser benéficas para aqueles com depressão – não são uma cura para ela. Esse pensamento é perigoso porque culpa o próprio paciente por uma doença que nunca escolheria.



5.Isso já durou muito tempo. É hora de você se livrar disso

Uau, por que seu amigo não pensou em apenas “sair” desse estado? Claramente, esta seria uma grande solução – se funcionasse. Infelizmente, nada sobre esse pensamento faz sentido. A depressão é uma doença médica. Você não pode “sair dela”. Se fosse simples assim, a depressão seria muito menos popular.


Então, o que o seu amigo com depressão precisa ouvir de você?

É mais simples do que você pensa. Ele só quer saber que você o ama e que estará por perto, se ele precisar.

Como Leo Buscaglia escreveu: “Muitas vezes subestimamos o poder de um toque, um sorriso, uma palavra amável, um ouvido atento, um elogio honesto, ou o menor ato de cuidado. Todas essas atitudes têm potencial para transformar uma vida.”

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.