5 coisas que só pessoas com ansiedade social compreendem

Para aqueles que sofrem de ansiedade social, a vida cotidiana pode parecer um pesadelo sem fim. As menores tarefas, de ir às compras a ligar para o médico, podem parecer totalmente esmagadoras e assustadoras. Em nosso mundo tecnológico atual, onde fazemos mais e mais atrás de telas de computador, não é uma surpresa que a ansiedade social esteja em ascensão. No entanto, viver com a doença todos os dias pode parecer totalmente desgastante, quando nenhum alívio está à vista. A ansiedade social geralmente começa com um encontro difícil e aumenta a partir daí. As pessoas com ansiedade social têm um medo extremo de interagirem com os outros em certos ambientes, e isso pode causar a reclusão.



Muitas pessoas, infelizmente, não têm ideia do que as pessoas com ansiedade social passam, por isso esperamos que esta lista ajude a entender um pouco. Se você tem ansiedade social, provavelmente vai se relacionar com os seguintes cenários.

1.Medo de falar em uma sala cheia de pessoas

5 coisas que só pessoas

As pessoas com ansiedade social não gostam de grandes multidões, falar até mesmo em uma sala com 5 pessoas pode parecer esmagador. Basicamente, as pessoas com ansiedade social não gostam de chamar atenção, e a evitam a todo custo. No entanto, em um ambiente de sala de aula ou de trabalho, ficar sozinho nem sempre é uma opção. Se você tiver que fazer uma apresentação, por exemplo, sente medo por antecedência. Você começa a traçar o pior cenário possível, com toda a preparação.


Apenas as pessoas com ansiedade social podem compreender o terror puro, palmas das mãos suadas, e aumento a pulsação do coração que vêm de falar em público.


2.Ir a festas (não querendo ir)

Para aqueles com ansiedade social, ir a um evento social não é exatamente o paraíso. Temos que planejar o que vamos dizer às pessoas, o que vamos vestir, como para manter a conversa, como dizer educadamente adeus (mesmo que seja horas antes da festa terminar), e até mesmo como chegar lá. Temos que planejar cada detalhe (ou pelo menos tentar), a fim de nos sentirmos um pouco bem em ir.

É preciso uma grande quantidade de energia para aqueles com ansiedade social irem a uma festa, mesmo que seja pequena.



3.Não ser compreendido por praticamente todos

Pessoas socialmente ansiosas não escolheram ter esse distúrbio. Elas podem tentar superá-lo através de várias técnicas, mas não desaparecerá completamente. Nem todo mundo pode dizer se alguém se sente socialmente ansioso, mas o doente pode definitivamente senti-lo.

A ansiedade social não para de uma hora para outro; é preciso tempo e esforço para aprender como superá-la, ou na melhor das hipóteses, aprender a viver com ela confortavelmente. Apenas aqueles com ansiedade social podem compreender a frustração que vem com as pessoas dizendo “apenas supere isso”, porque se pudéssemos, nós certamente o faríamos.


4.Constrangimento em conversas

5 coisas que só pessoas2

Isso não significa que as pessoas com ansiedade social não podem manter uma conversa; significa apenas que elas têm uma dificuldade maior em fazê-lo. As pessoas com ansiedade social tendem a ser introvertidas, de modo que, naturalmente, ficam mais fechadas. Criar conversa não é fácil para as pessoas com ansiedade social, e o menor deslize na conversa pode deixá-las constrangidas.

Apenas aqueles com ansiedade social podem compreender os sentimentos de vergonha e inadequação que vêm com as interações sociais difíceis.


5.Sintomas físicos terríveis

Muitas pessoas não sabem que a ansiedade social vem com uma série de sintomas físicos. As pessoas com ansiedade social não gostam dos holofotes sobre elas, então querem desesperadamente esconder estes sintomas físicos, para evitar qualquer atenção. Elas podem sofrer de rubor, transpiração excessiva, músculos fracos, confusão, dores de estômago, vômitos, diarreia e até mesmo desmaios.

Se você conhece alguém com ansiedade social, por favor, mostre-lhe amor e apoio, e tente entender como se sente.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.