ComportamentoRelacionamentos

5 coisas que todo mestre em manipulação emocional faz para te confundir e cansar:

5 coisas que todo mestre2

Alguém que constantemente o deixa confuso e esgotado mentalmente, mas você simplesmente não consegue apontar o porquê, provavelmente, é um manipulador emocional.



Identificar manipuladores emocionais por quem são, pode ser difícil, mas a lista abaixo irá ajudar.

Você já se encontrou em uma situação com um amigo ou parceiro onde você duvidou de si mesmo por causa do que o outro acreditava firmemente? Onde você sabia honestamente que não era culpado, mas, ainda assim, a pessoa insistiu que foram suas ações que levaram ao desastre?

Se você reconhecer esses padrões de comportamento, pode estar na presença de um manipulador emocional. Eles estão em toda parte, como uma praga que infecta os vulneráveis ​​com autodúvida, e os priva do direito de expressarem seus sentimentos.


A melhor coisa a fazer nesse caso é cortar os laços com essa pessoa, mas se você achar difícil tomar essa decisão, confira a lista a seguir.

Abaixo estão algumas táticas que esses manipuladores emocionais usam que podem ajudá-lo a decidir se vale ou não a pena ficar ao seu lado:

1. Ele, persistentemente, ignora suas emoções

Se você já disse a essa pessoa como ela o magoou com algo que disse ou fez e ela o culpou por ser sensível demais ou exagerar nas coisas, ela desconsidera completamente seus sentimentos.


Sua atitude apática acabará por fazer você começar a duvidar de si mesmo, então, você, introspectivamente, começará a acreditar que é culpa sua e, posteriormente, perderá a motivação para prosseguir o assunto. Se sua resposta for um pouco menos calma e um pouco mais agressiva, então, é provável que elas ataquem com raiva e o culpem, fazendo você sentir-se responsável por sua perda de controle.


2. Os manipuladores sabem exatamente como virar o jogo a seu favor

Se você ficar determinado a confrontá-los com o que acha que lhe falta em termos de carinho, intimidade ou apoio emocional, eles responderão listando todas as coisas que não apreciam ou sentem falta em você.


Podem dizer coisas que o privará do direito de expressar seus sentimentos, como: “Não me faça começar a aumentar minha voz…” ou “É por sua culpa que agora temos que lidar com… “. Essa atitude faz você duvidar de si mesmo novamente e se perguntar mais uma vez se realmente é sua culpa. Você pode começar a perder a ambição de se comunicar de forma saudável e acabar se isolando cada vez mais.


3. São pessoas completamente diferentes quando ninguém está por perto

Tudo parece estar ótimo. Vocês estão em um bar com amigos, até que depois de um shot, seu parceiro começa a contar as histórias mais embaraçosas sobre você para o mundo inteiro.


Seu rosto fica vermelho e você se sente humilhado. Não adianta dizer-lhe como isso faz você se sentir, então, você mantém a aparência de felicidade e segue em frente.

Quando vocês voltam para casa, você menciona como se sente sobre o que ele fez.

Como vocês estão agora em ambiente privado, se ele não apenas ignorar, pode lhe dar algumas desculpas falsas apenas para pacificar. Só então você verá um manipulador emocional assumir um pouco de responsabilidade por suas ações.



4. O manipulador tenta convencê-lo de que todo mundo está do lado dele

Todos cometemos erros, mas se você cometer um erro e estiver com um parceiro manipulador emocional, preste atenção se ele tenta culpá-lo e diz que todo mundo está do seu lado, e que você está errado.

Essas aparentes alianças fantasmas que, supostamente, conspiram contra você, fazem-no sentir-se isolado e inseguro, independentemente de serem verdade ou não, e tiram qualquer dignidade que você tem. Se você indagar sobre quem está ao seu lado, o manipulador provavelmente não responderá, ou simplesmente vai inventar uma mentia.



5. Para os manipuladores emocionais, você não é suficientemente inteligente para entender o seu raciocínio

Um manipulador emocional não é propenso a explicar suas próprias ações quando questionado, ele diz que tudo é muito complexo para o seu nível de compreensão, e que não precisa explicar. Ele usará essa técnica porque não sente a necessidade de uma comunicação genuína.

Seu objetivo é colocar-se acima de você, apontando para sua falta de inteligência. Se o seu parceiro persistir com esse comportamento, você nunca saberá se está fazendo algo certo. Isso o coloca em um lugar de vulnerabilidade a ataques de todos os lados, onde seu parceiro pode agir pelas coisas mais insignificantes.

Muitas vezes, não há nenhuma maneira de contornar essas situações. Então, o que você pode fazer é criar planos para se libertar das garras desse manipulador.


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

4 perguntas matinais que podem mudar o seu cérebro!

Artigo Anterior

5 sinais de que alguém está se aproveitando de você:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.