5 coisas que você não deve dizer para alguém com depressão

4min. de leitura

Eu tive depressão por anos, e houve várias situações em que tentei trocar palavras com alguém que claramente não sabia como falar comigo quando estava em um dia “para baixo”. Era improdutivo para eles e prejudicial para mim.



Embora a depressão afete cada pessoa de forma diferente em diferentes momentos, é melhor acreditar que as pessoas com depressão costumam ver o copo meio vazio, enquanto outros o veem meio cheio.

E, uma vez que cada pessoa reage de forma diferente à depressão, deixe-me dizer-vos por experiência pessoal o que a família e os amigos não devem dizer a alguém com a doença.

De um adulto deprimido para todos os adultos não deprimidos que existem, aqui estão as cinco coisas que eu gostaria de parar de ouvir:


1. “Eu sei exatamente o que você está passando.”

A menos que você sofra de depressão, você não pode entender. Dizer isto irá fechar automaticamente qualquer brecha que você estava esperando para iniciar uma conversa. Imediatamente elas vão zombar, ou talvez rolar seus olhos, mas provavelmente vão pensar: “Você não tem ideia”, a menos que saibam que você já passou por algo parecido.

Você está tentando criar empatia, e isto em si é ótimo! Mas dizer: “Eu sei o que você está passando”, ou “Eu entendo de onde você está vindo,” pode soar como paternalista e não condizente.


2. “Não seja mole, lute!”

Isso é completamente o oposto de ser empático.


Por mais que as pessoas deprimidas gostariam de “não serem moles” e terem força de sobra para superarem sua doença, a depressão não funciona através de um interruptor de liga e desliga. Tenha em mente que a depressão não é uma escolha, é uma doença.


3. “Talvez você deva tentar aprender com seus erros.”

Muitas pessoas pensam que apontar falhas irá ajudar a corrigir problemas passados. Por experiência própria digo que isso não poderia estar mais longe da verdade.

Você não está informando-os sobre qualquer coisa que eles não tenham pensado cerca de mil vezes até o cérebro começar a doer fisicamente. Confie em mim.

Mas o que você está fazendo é impor a crença – seja verdade ou não – de que eles não são nada além de um fracasso. Percebe como isso é terrível para motivar alguém que você gosta?


4. “Você só está sendo _____.”

Isso parece óbvio, mas insultos podem escapar sem que você perceba ou tenha intenção de ofender. Chamar alguém com depressão de “preguiçoso” é uma das acusações falsas mais comuns que ouço.

Nenhum “se”, “e” ou “mas” sobre isso. É um gatilho automático, insulto e facada pessoal no intestino.


5. “Posso parar por um segundo para dizer …”

Não ouça só porque você está esperando para adicionar outro ponto. Ouça com atenção tudo o que elas estão tentando dizer. Pode acontecer de elas já acharem que você não vai acreditar no que estão dizendo, e se você simplesmente mudar de assunto sem responder ou dar feedback para o que disseram, você pode solidificar essa crença.

Ninguém quer isso.

Espero que esta lista te proporcione maneiras de conversar com um ente querido que está sofrendo de depressão. O que iria beneficiá-los é sua atenção ativa!

Converse junto com elas, e você estará no caminho para uma discussão positiva.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.