5 comportamentos que criam distúrbios em relacionamentos:

4min. de leitura

Relacionamentos tóxicos apresentam sinais e sintomas de distúrbio que, muitas vezes, relaciona-se  com o comportamento de um ou ambos os parceiros.  

As causas dos distúrbios de relacionamentos podem variar desde problemas de infância até padrões de comportamento aprendidos na idade adulta.



Separamos uma lista com 5 comportamentos que, apesar de serem considerados comuns, criam transtornos nas relações:

1. Medo de enfrentar problemas 

O medo de enfrentar problemas pode levar uma pessoa a se fechar, o que pode causar afastamento e até mesmo o fim do relacionamento. Quando uma pessoa não se expressa verdadeiramente, os problemas não são abordados e, por isso, também não podem ser resolvidos. Muitas vezes, o que você tem para dizer ao seu parceiro não é tão prejudicial quanto fugir da resolução. Lembre-se de que sem comunicação, não é possível a existência de um relacionamento saudável.


2. Distorção de atitudes e pensamentos

Muitas vezes, nós tendemos a interpretar as coisas que nossos parceiros nos dizem como críticas negativas, quando, na verdade, estão tentando nos ajudar. Por isso é aconselhável analisar com cuidado tudo o que você ouve, porque por trás de sua primeira impressão, você pode descobrir que está distorcendo as palavras de seu parceiro, e esse comportamento pode levar a um relacionamento tóxico e com uma aura negativa.


3. Apego não saudável ao parceiro

Muitas pessoas possuem um apego não saudável ao seu parceiro. Isso significa que não têm vida própria, tudo gira em torno das ações, comportamentos, pensamentos e palavras de seu parceiro. Você espera que ele o aconselhe em cada passo de sua vida e o monitore bem de perto, para garantir de que seus sentimentos por você sejam profundos e fortes. Quando estamos em um relacionamento que nos faz felizes, é normal nos dedicarmos ao nosso parceiro e nos importarmos com sua opinião, mas quando isso ultrapassa os limites e acaba invadindo o espaço pessoal da outra pessoa, o relacionamento pode se tornar tóxico.



4. Busca pela perfeição

A perfeição não existe, seja em relação a relacionamentos ou a parceiros românticos. Ninguém atenderá todas as nossas expectativas o tempo todo, e a busca pelo parceiro perfeito apenas nos levará à decepção e isolamento. Para ter um relacionamento livre de distúrbios e toxicidade, aceite que seu parceiro nunca será perfeito e escolha amá-lo dessa maneira. Afinal, você também não é e nunca será perfeito.


5. Falta de diálogo

Esse é um dos tópicos mais importantes quando se trata de relacionamentos. Nós aprendemos a nos comunicar desde pequenos por uma razão. Precisamos falar sobre nossas necessidades, conversar sobre aquilo que nos atormenta, agradecer, e ajudar os outros em suas situações de vida. Em um relacionamento amoroso, a comunicação é vital, nada que for sério pode durar quando as pessoas não conversam. Relacionamentos são compostos por pessoas, e pessoas têm sentimentos, problemas, insatisfações, esperanças, sonhos, dificuldades, a lista continua. Sem um hábito de diálogo frequente e saudável, uma relação vai por água abaixo, porque os parceiros acabam se tornando desconhecidos. Se você quiser um relacionamento realmente bem-sucedido, faça da comunicação um pilar.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.