5 comportamentos que criam pessoas insensíveis:

“Assim como a realização dos atos mais ruins e perversos exige espírito e talento, a realização das maiores coisas exigem uma certa insensibilidade que, sob outras circunstâncias, chamaríamos de estupidez.” – Georg C. Lichtenberg, cientista alemão, filósofo e satírico.

Quando olharmos para o mundo como um todo, a maioria de nós admite que a bondade e a aceitação são mais comumente praticadas do que crueldade e mesquinharia. Esta perspectiva é muitas vezes fortemente desafiada por nossos inevitáveis encontros com o último grupo.

Algumas pessoas são insensíveis aos seus semelhantes seres humanos. Esses indivíduos não têm a empatia e o tato que tantos de nós esperam.

Embora minoria, aqueles de nós que não prestam atenção a essas práticas sociais padrão representam uma ameaça – um risco de espalhar seus comportamentos pessimistas para outras pessoas boas.

O propósito deste artigo não é aprofundar temas sociológicos complexos. Em vez disso, desejamos fornecer um pouco de insight para o que faz as pessoas insensíveis pensarem e agirem de tal maneira.

Você certamente notará que esses 5 comportamentos são bastante sensatos. Apesar disso, muitas vezes esquecemos o que se passa “no fundo” da mente de outra pessoa;

Aqui estão 5 comportamentos, atitudes e circunstâncias que criam pessoas insensíveis:

1.Química do cérebro

A química do cérebro é o primeiro tópico de discussão – e por boas razões. Este é quase certamente o principal condutor do comportamento insensível.

Como todos nós estamos bem conscientes, nossos cérebros são diferentes. Em alguns casos, como as pessoas que possuem tendências narcisistas, muito diferentes. Este fato não pode ser negligenciado.

Pessoas insensíveis têm uma química cerebral muito diferente da maioria. Certos mecanismos dentro de seu cérebro apenas não permitem a transmissão de altruísmo ou sensibilidade. Na maioria das vezes, as pessoas insensíveis não estão conscientes de que seus comportamentos são percebidos como tal. Mesmo que alguém tente explicar seu comportamento como inaceitável ou desagradável, a pessoa insensível exibirá uma sensação de perplexidade. Portanto, ela provavelmente continuará como de costume.


2.Padrões de pensamento diferentes

Relacionados com o tópico anterior, em alguns aspectos, os processos de pensamento são outra razão principal pela qual as pessoas insensíveis agem de tal maneira. A principal diferença é que os padrões de pensamento são freqüentemente um subproduto de fatores ambientais; enquanto que a química do cérebro é algo (muitas vezes) autônomo.

Tomemos, por exemplo, o mundo corporativo – uma arena ferozmente competitiva que pode se manifestar em padrões de pensamento agressivo. Após um período de tempo, esses padrões alteram a química do cérebro.

Do mesmo modo, crenças e convicções pessoais fortes (por exemplo, opiniões religiosas, posições políticas) podem fazer com que alguém aja ou diga coisas percebidas como agressivas e insensíveis.


3.Raiva

Emoções de raiva alimentam pensamentos, palavras e comportamentos irracionais. Quando estamos zangados, nossas funções executivas de alto nível são fortemente suprimidas. Este impacto no cérebro torna muito mais difícil manter um senso de autocontrole. Naturalmente, quando o autocontrole está ausente, a probabilidade de fazer ou dizer algo insensível se multiplica.

A raiva diminui nossas inibições e nos faz esquecer as conseqüências de nossas ações. Infelizmente, isso inclui a dor infligida na extremidade receptora de nossas insensibilidades. Podemos magoar alguém profundamente – e, muitas vezes, a pessoa não merece tal tratamento.


4.Falta de autoestima

A falta de autoestima em relação à insensibilidade é relativamente simples de entender. Muitas pessoas com problemas de autoestima ainda podem interagir construtivamente com outras pessoas, mantendo suas preocupações controladas. No entanto, um pequeno número de indivíduos irá degradar os outros para “fazê-los se sentirem melhor.”


5.Estresse

Quão efetivamente alguém lida com situações estressantes, sejam elas quais forem, é facilmente visto por como interagem com os outros depois.

Dizer que todos nós lidamos com o estresse de forma diferente é um eufemismo enorme. Algumas pessoas simplesmente não podem lidar com certos estressantes gatilhos de forma construtiva. Além disso, aqueles ineptos em lidar com o estresse vão espalhar seu estado de espírito negativo para os outros ao seu redor.

Simplificando, o estresse é uma distração, e as pessoas insensíveis são quase incapazes de lidar com os efeitos do estresse sem ferir alguém no processo.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity



Deixe seu comentário