4min. de leitura

5 DICAS PARA DEIXAR A CASA ORGANIZADA DE VEZ!

Um ambiente bagunçado pode afetar sua saúde, seus relacionamentos e sua prosperidade pois impede a fluência de energias. Interfere também na qualidade do seu sono, na sua concentração, memória e dificulta a limpeza dos ambientes podendo causar alergias, atrair aranhas e outros bichos indesejados.


Por isso, separei cinco dicas essenciais para você organizar a sua casa de vez:

1- Desapegue de itens quebrados ou em mal estado de conservação.

Itens quebrados ou em mal estado de conservação, devem ser descartados pois impedem o fluxo de energia e causam uma sensação de desgaste emocional e bloqueio criativo. Junte tudo o que você não usa mais, ou que está desgastado e jogue fora. O descarte é essencial para abrir espaço e começar a guardar cada coisa no seu devido lugar.


2- Determine um local para cada coisa

5 DICAS PARA DEIXAR A CASA ORGANIZADA DE VEZ - FOTO 01

Se você costuma arrumar sua casa mas a bagunça sempre retorna, provavelmente é porque você as arruma e não as organiza. A diferença é que na organização, após o descarte inicial determinamos onde cada coisa vai “morar”. Dessa forma desde um prendedor de cabelo, até um sachê de tempero aberto, retornará sempre para o mesmo local depois de usado, evitando que a desorganização retorne.


3- Organize a “Caixa da bagunça”

5 DICAS PARA DEIXAR A CASA ORGANIZADA DE VEZ - FOTO 02


Quando determinamos todos os locais de todas as coisas, restam objetos que normalmente não se encaixam em nenhum lugar. Dessa forma podemos sim criar uma “caixa da bagunça” desde que ela seja categorizada. Por exemplo, no escritório você pode juntar em uma caixa itens de papelaria que não são utilizados no dia a dia: Grampeador, furador de papel, tesoura, cola. Porém, se você também guarda algumas ferramentas para poder fazer pequenos reparos, você deve criar um espaço somente para guardar as ferramentas.

Se a única solução for uma gaveta, opte por utilizar divisórias.


4- Evite deixar coisas tumultuadas

5 DICAS PARA DEIXAR A CASA ORGANIZADA DE VEZ - FOTO 03

Ao finalizar é importante verificar se todos os locais estão acessíveis. Evite colocar muitas coisas em pouco espaço, pois isso impede a visualização correta dos objetos. Dessa forma quando as coisas estiverem fora do lugar, você imediatamente notará, evitando que a bagunça retome grandes proporções.


5- Pratique a Regra dos 3 minutos todos os dias

É importante ter em mente que os itens da casa serão utilizados. Por isso, manter a organização depende da sua dedicação. Quando tudo tem seu lugar correto, essa manutenção é mais prática. Todos os dias, reserve 3 minutos para arrumar o que pode ser feito dentro desse tempo. Tirar as roupas do cesto e levar à área de serviço, colocar as cartas e contas na mesa do escritório e por ai em diante. Coisas automáticas que não demandam muita atenção. E ao menos uma vez na semana, procure dar uma geral na casa para se certificar que está tudo no devido lugar.

Dessa forma, sua casa será permanentemente mais organizada e te proporcionará melhores momentos de descanso e mais tempo para fazer o que te faz feliz.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.