ColunistasComportamentoO Segredo

5 dicas para aprender a dizer não!

Você nunca consegue expressar sua verdadeira vontade? Fica esperando que os outros escolham primeiro com medo de escolher antes e decepcionar alguém? Tem medo de passar por cima da vontade de outros? Nunca se coloca em primeiro lugar? Você agrada o outro e se desagrada?



Você talvez tenha grande dificuldade em dizer não e sufoca suas próprias necessidades em razão disso.

Alguma vez já sentiu dificuldade de dizer não para um vendedor em uma loja, reclamar se alguém passa na sua frente na fila, aceitar fazer hora extra para ajudar um colega (pela décima vez sendo que ele nunca faria isso por você), ir em uma balada porque sua amiga quer…

Quando você tem esse tipo de comportamento está se machucando, se magoando e escolhendo o bem estar de outros sem estar bem e isso não é algo que gera felicidade verdadeira.


Sabe aquela história de primeiro colocar a máscara de oxigênio em você em caso de um problema no avião para depois ajudar os outros? Pois é, se você não cuida primeiro de você e do seu bem estar não vai conseguir ajudar ninguém verdadeiramente porque estará gerando sofrimento para a pessoa mais importante do mundo: você.


Seguem 5 dicas para você começar a mudar esse comportamento:

dizerNÃO


Autoafirmação

Pessoas que tem dificuldades em dizer não geralmente não valorizam quem são.

Você valoriza seu corpo e o que você já conquistou na vida? Ou você normalmente fica se comparando com outras pessoas? Que elas tem o corpo perfeito, que já conquistaram muito mais e são mais felizes…

Esses pensamentos destroem sua autoestima. Você fica idealizando ser perfeita, ser boa em um nível de suficiência que é impossível de atingir.


É muito bom você pensar que sempre pode melhorar e ser mais, isso faz parte da nossa evolução, mas quando esse pensamento gera paralisia, comparações e sofrimento precisa ser avaliado e ressignificado.

Desenvolva uma autoimagem positiva de você mesma, um exercício é todos os dias na frente do espelho falar: Eu amo me Amar, eu sinto a beleza que emano do meu coração.

Se essa frase ainda for difícil de ser falada comece por: estou em processo de me amar e de merecer o melhor a cada dia.



STOP e avalie

Quando sentir o impulso de dizer sim para alguém treine sua mente para gritar STOP para você mesma.

Avalie se é o que você quer fazer, se não for diga simplesmente NÃO.

O medo do que o outro vai pensar ou fazer é assunto do outro, não é seu assunto, se ele não lidar bem com seu não é porque ele tem problema em gerenciar frustrações e precisa trabalhar nisso.



Dia do NÃO

Treine dizer não para tudo por um dia, sim, essa técnica é radical, mas é para você sentir como realmente é dizer não.

Se alguém te oferecer algo diga não, se perguntarem se você pode ajudar diga não, se te entregarem trabalho a mais diga não, se te chamarem para sair diga não.


A cada não que disser perceba como se sente, como está seu corpo e sua mente.


Escreva

Quando nossos medos ficam na mente ficam mais nebulosos, escreva as consequências de dizer não em um papel. Enquanto tudo fica na mente parece maior e mais assustador porque ela vai contando histórias e fazendo associações baseadas no medo que você sente nesse momento.


Lembre-se o mundo tem infinitas possibilidades, como realmente adivinhar o comportamento do outro?


Técnica do sanduíche

Por exemplo, quando alguém por exemplo te pedir para ajudar no trabalho e você for se prejudicar com isso por não dar tempo de fazer o que precisa fazer:


Elogie a pessoa, diga algo que admira nela ou na situação.

Diga que não pode aceitar ajuda-la naquele, dia que você tem pendências e não pode fazer hora extra aquele dia.

Agradeça por ela ter pensado em você.

(chama sanduíche porque tem um elogio para cobrir, a parte do recheio que é o dizer não e o final que também é algo positivo).

Lembrando que dizer não é uma habilidade e toda habilidade adquirimos com conhecimento, prática e repetição. O conhecimento de técnicas que pode usar você teve com esse artigo, agora é praticar e repetir mesmo se não der certo nas primeiras vezes continue com paciência com você e com o processo.

Como curar a rejeição?

Artigo Anterior

O que você pensa sobre mim são apenas os seus pensamentos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.