3min. de leitura

5 dicas para construir sua autoconfiança.

Com o passar do tempo, a maioria das pessoas perde a autoconfiança que tinha quando era criança. Esse processo faz parte do amadurecimento e ocorre em razão de uma série de fatores. Apesar disso, é importante resgatar a autoconfiança sem precedentes em certos momentos da vida. Durante uma entrevista de emprego, no primeiro encontro ou na hora de apresentar sua ideia para um grupo de investidores, vale a pena considerar algumas dicas. O especialista canadense em inteligência emocional, Harvey Deutschendorf, dá conselhos sobre o tema:


Mantenha o foco em suas vitórias. Antes de dormir e no momento de levantar, lembre-se dos desafios que você já enfrentou e como foi bem-sucedido ao superá-los. Caso nenhuma situação específica venha à tona, escreva em um papel cinco coisas que você se orgulha de ter conquistado e coloque o recado em um lugar visível para ter o registro sempre em mente.

Conheça suas características positivas. O que você colocaria no seu currículo? De que forma você encara seus medos? O que o torna mais corajoso? Qual foi a última vez que você mudou seus planos para ajudar alguém? Refletir sobre o seu comportamento é eficaz para se motivar e traçar estratégias que possam aumentar sua autoconfiança.

Ofereça o seu melhor. Se algo não ocorrer como você imaginou, procure encarar os fatos de maneira positiva. Isso torna as pessoas mais fortes. Exponha suas opiniões e seja verdadeiro. Esse é o caminho para conquistar o respeito de quem realmente importa.


Faça o que precisa ser feito. Todo mundo tem medo de falhar quando lida com uma situação nova. Isso, porém, não significa que ser bem-sucedido em uma tarefa vai fazer desaparecer o receio de subir em um palco ou convidar alguém para sair, por exemplo. O exercício de lidar com momentos atípicos é essencial para estimular a autoconfiança.

Continue construindo vitórias. Não perca tempo comparando seu desempenho ao de outros colegas. Suas realizações são mais importantes do que as de qualquer outra pessoa quando o assunto é você. Acredite que é possível alcançar novos objetivos e não deixe de adicionar novas perspectivas à sua lista de vitórias. Busque apoio nas pessoas que se preocupam com o seu avanço, mas saiba que se sentir mais confiante depende de você.

 


Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.