8min. de leitura

5 dicas para encarar o fim de um (bom) relacionamento:

Encarar um fim de relacionamento não é tarefa fácil. A solidão, muitas vezes, bate no momento mais inadequado, você se sente vazio e parece que uma parte sua está faltando.

As lembranças surgem na mente e você se pergunta como vai levar a sua vida dali em diante.



Algo importante nesse momento é entender como se deu esse término, afinal, nem todo relacionamento acaba por ter sido ruim. Muitas vezes, nós nos desligamos amorosamente de uma pessoa por vivermos um momento diferente do dela, pelo fato dos planos de ambos já não encaixarem na vida um do outro ou, simplesmente, pela transformação da relação amorosa em uma relação de amizade.

Assim, é necessário ter algumas coisas em mente durante esse processo doloroso, para poder superá-lo, sem deixar de priorizar a própria vida.

Foi pensando nisso que escrevemos este post. Nele você vai conferir 5 dicas que ajudarão a superar o fim de um bom relacionamento amoroso. Confira!


1. Não fuja da dor

Um erro comum ao encarar um fim de relacionamento é tentar se esquivar da dor, seja por medo de aparentar fraqueza ou por receio de aumentar o sofrimento.

O término tem seu próprio processo de luto e é de grande importância viver cada fase dele. Sufocar suas emoções não vai fazer com que a dor passe mais depressa ou que, simplesmente, desapareça, muito pelo contrário, isso só gera um acúmulo desnecessário de sentimentos que vai desgastá-lo ainda mais.

Por isso, chore o tanto que for preciso. Reflita sobre tudo o que está sentindo e deixe que as emoções o levem. Aceite que essa tristeza é normal e que é necessário processá-la, para que ela um dia passe e você possa seguir em frente.



2. Busque apoio dos amigos

A amizade é um dos maiores bens que temos na vida, tanto pelos benefícios que ela proporciona quanto pelos bons momentos que ela pode trazer.

Então, agora que seu relacionamento chegou ao fim e que seu tempo disponível aumentou, é hora de procurar os amigos. Ligue para aquele melhor amigo e combine um fim de semana no parque, ou uma noite na pizzaria, ou então, se preferir, simplesmente fique em casa com ele e aproveite para desabafar tudo aquilo que está preso no peito.

Contar com o apoio emocional dos amigos é fundamental para atravessar esse período de transição, sem grandes problemas. Além disso, é importante saber que, mesmo com o término, você não está sozinho e a sua vida não acabou.

Em alguns casos, só o apoio dos amigos pode não ser suficiente. Quando for essa a situação, recorrer ao auxílio de um profissional será a melhor opção. Não é necessário ter vergonha, pois esse é um processo difícil e o profissional estará apto para orientá-lo a superar o fim, de forma saudável.


3. Tire tempo para você e seus planos

Um relacionamento amoroso sempre ocupa uma grande parte do nosso tempo e assim acabamos deixando planos e desejos para depois.

Por isso, essa é a hora de revisitar seu íntimo e descobrir aquilo que deixou de fazer. Pense em como quer viver a sua vida de agora em diante e em quais planos quer investir. Foque seu objetivo neles e comece a trabalhar para alcançá-los. Lembre-se de que você ainda tem muitos sonhos para realizar.

Outro ponto importante é ver como anda o seu visual. Acha que o cabelo está desbotado e sem vida? Quer perder uns quilinhos? Ou acha que precisa repaginar o guarda-roupas? Não perca tempo, invista e cuide de si mesmo. Isso é importante para melhorar sua autoestima e livrar-se da sua antiga imagem do relacionamento.


4. Pense no seu bem-estar físico

O fim de um relacionamento nos joga em um turbilhão de emoções e para suportá-las o corpo precisa estar bem preparado. Por isso, você também deve se atentar para o seu bem-estar físico.

Sendo assim, nada de adiar aquela volta aos exercícios físicos. Seja uma corrida ao ar livre ou um passeio de bicicleta pela cidade, procure manter seu corpo sempre ativo e extravasando energia. Aulas de dança, ioga ou treinos de boxe, podem ser ótimas atividades, uma vez que, além de fornecerem uma prática saudável, também podem vir acompanhadas de momentos de interação com novas pessoas.

Também é necessário verificar a sua dieta e buscar ingerir alimentos saudáveis no seu dia a dia. Dessa forma, seu corpo terá os nutrientes necessários para fornecer o bem-estar que tanto precisa nesse momento.


5. Faça mudanças em sua vida

Um término, por si só, é uma grande mudança na vida. Por isso, aproveite a maré e deixe que ondas diferentes quebrem na sua praia.

Esse é o momento de fazer mudanças na rotina e procurar novos desafios. Faça um curso de idiomas, leia novos gêneros literários, escreva poesias, aprenda a tocar um instrumento musical, enfim, procure por hobbies diferentes daqueles que está acostumado. Assim, você abre sua mente para outras perspectivas e, de quebra, ocupa seus pensamentos com algo que não seja o fim do relacionamento.

Outra grande pedida é embarcar em uma longa viagem. Sempre teve vontade de conhecer o mundo? Pois a hora é essa! Um caso que deu super certo foi o da jornalista norte-americana Elizabeth Gilbert que, após o fim de um relacionamento, fez uma grande viagem e acabou escrevendo o best-seller Comer, Rezar e Amar.

Caso não queira ir para longe, fazer uma viagem para o interior também é uma boa opção, o importante é respirar novos ares, conhecer outras pessoas e se abrir para as próximas experiências.

Quando o relacionamento foi bom, o processo de separação é ainda mais difícil. Nesses casos, é sempre bom guardar as boas lembranças, agradecendo pelo que teve e não lamentando o seu fim. No entanto, o sofrimento pode falar mais alto. Nessa hora, é importante lembrar que você não está sozinho, muitas coisas ainda vão acontecer em sua vida e você não deve se deixar abater.

Gostou do nosso post? Identificou-se com ele? Já enfrentou um fim de relacionamento e quer contar como foi o desafio? Então escreva seu comentário!

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.