ColunistasReflexão

5 dicas para encontrar a paz interior

“Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força de que você precisa para manter-se em equilíbrio, mesmo durante as piores tempestades.” (Dalai Lama)



Vivemos em um mundo conturbado, estressante e até mesmo cruel. Diante de tanta rebeldia, muitas vezes, as coisas fogem ao nosso controle, mas uma coisa é certa: quando se trata da sua vida, as rédeas são suas. Você não controla pessoas e situações, mas certamente pode controlar a forma como age na própria vida.

Se você está buscando paz interior, estas dicas são preciosas:

Viva o presente


A incapacidade de se livrar do passado, bem como as preocupações com o futuro são responsáveis pela agonia que configura verdadeira falta de paz. Foque no presente, viva com plenitude o dia de hoje, valorizando tudo de bom que você possui.


Perdoe

O perdão é fundamental para o desenvolvimento da harmonia mental. Se você não perdoar a si mesmo, vai corroer o autorrespeito, confiança e autoestima. Se você não perdoar os outros, vai carregar lixos na alma que, pouco a pouco, tomarão conta da sua vida. A falta de perdão é sempre uma condenação sumária e dolorosa. Livre-se da culpa e da mágoa antes que elas o firam letalmente.



Aceite

Mude o que está nas suas mãos e aceite o que você não pode mudar. A vida sem aceitação é um poço que se afunda em revolta e desespero. Dê o seu melhor para promover as mudanças que deseja e tire sempre de tudo o lado bom e o aprendizado. Lembre-se: você não pode mudar os outros, mas pode mudar a forma de encará-los.



Seja otimista

O otimismo não é a negação da realidade, e sim uma forma de lidar com ela. Opte sempre por ver o lado bom das situações e pessoas. Assim como escreveu Carlos Drummond de Andrade: “A dor é inevitável; o sofrimento é opcional”. Escolha a melhor parte de tudo e acredite na sua possibilidade de superação.


Cultive os bons sentimentos


Olhar as coisas e pessoas com benevolência por si só já provoca harmonia. A gentileza, amabilidade e solidariedade são sentimentos que edificam e harmonizam a mente. A prática da gratidão é um treinamento que promove luz e paz interior.

“Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força de que você precisa para manter-se em equilíbrio, mesmo durante as piores tempestades.”

Essa afirmação do Dalai Lama é um convite precioso à reflexão. Espero que essas dicas conduzam você.

Luz e paz!


 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Durante o caos, cuide de sua saúde mental!

Artigo Anterior

O mundo não é cor-de-rosa

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.