5 dicas para gerir melhor o seu tempo

“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo.” – Victor Hugo

A busca pela melhor maneira de gerir o tempo é uma discussão tão antiga como o próprio tempo. Todos nós, em algum momento, já desejamos que houvesse algumas horas a mais no nosso dia. Principalmente, naqueles onde temos um milhão de coisas para fazer.

Certa vez, o poeta e romancista, Victor Hugo, disse: “A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo.”

Por isso, considerando a importância de administrarmos melhor o nosso tempo, vamos aprender, nesse artigo, algumas táticas que nos ajudarão a administrá-lo com excelência!

Planeje antes de executar

Independente da tarefa que vai fazer, seja ela na vida pessoal ou profissional, é indispensável planejar suas ações detalhadamente. Defina quando as executará, quanto tempo vai gastar, qual é o nível de prioridade e, por último, qual é a sua relevância.


Priorize

Separe todas as suas atividades por ordem de prioridade! Importantes: são tarefas necessárias que geram retorno a curto, médio e longo prazo. Tem também as urgentes: aquelas que surgem de última hora ou fora do prazo proposto. Por fim, as atividades circunstanciais: que dizem respeito às ações desnecessárias ou sem resultados


Tenha uma agenda

Use-a para organizar suas tarefas com mais clareza. Sugiro que, ao final do dia, revise e monte a agenda do dia seguinte.


Evite distrações

Definitivamente, elas são as maiores vilãs, quando se fala sobre gestão do tempo. Pequenos momentos de distração nas redes sociais, no videogame, ou até mesmo em bate-papos prolongados na hora do trabalho, podem afetar diretamente sua produtividade.


Evite filas

Enquanto o uso excessivo e sem propósito das tecnologias podem tomar muito do nosso tempo, o uso consciente e inteligente das mesmas podem nos ajudar. Faça o uso das tecnologias para evitar ir até certos locais, pegar filas e perder um tempo em que poderia estar focando em outras tarefas.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens



Deixe seu comentário