4min. de leitura

5 dicas para manter sua memória afiada:

Exercitando sua mente e memória

Todos nós começamos a ter um pouco de perda de memória conforme envelhecemos.


Faz parte da vida. Tipicamente, a eficiência da memória começa a diminuir após os 40 anos ou no início da casa dos 50.

Um grande motivo de termos perda de memória é por causa da diminuição nas células cerebrais. Quando isso acontece, as pessoas geralmente sentem como se as informações estivessem na “ponta da língua”, como não ser capaz de lembrar o nome de um ator ou o nome de um filme.

Dito isto, há certas medidas que podem ser tomadas para fortalecer a memória, são elas:

O que se segue são cinco conceitos e técnicas projetados para ajudá-lo a fortalecer sua memória.


Considere empregar uma ou todas como parte de uma estratégia abrangente para manter sua mente afiada:

1. Aprenda algo novo

Muitos cientistas famosos, acadêmicos e outros ainda estão ativos em seus 70, 80 anos. O elo comum? A maioria de todos eles expandem suas mentes aprendendo algo novo. Isso pode ser através de uma atividade ou estudo diferente.


2. Organize-se

As pessoas que organizam cuidadosamente suas áreas de trabalho e suas casas podem compensar a perda de memória de curto prazo. Exemplo: se você tem um lugar único para pendurar suas chaves do carro, você terá menos chances de perdê-las


Concentrar-se em uma atividade de cada vez ajuda a melhorar a aprendizagem e diminuir o esquecimento.


3. Atividade física

Sabemos há muito tempo que a atividade física pode melhorar o nosso humor. Mas você sabia que também pode ajudar a sua memória? Um estudo extensivo mostrou que as pessoas que caminham regularmente são menos prováveis a terem perda de memória.


4. Técnicas de melhoria da memória

Você já deve conhecer essa dica, mas vale a pena lembrar. Ao envolver sua mente em várias técnicas de melhoria da memória, como escrever datas importantes e criar listas de “afazeres”, você reforça o cérebro para que se lembre das coisas.

Outro exemplo pode estar criando uma árvore genealógica; uma atividade que envolve reconhecimento de nome e aprendizado novo!


5. Tome suplementos ligados à preservação da memória

Há muitos suplementos alimentares prometem melhor nossa memória. Antioxidantes, como a vitamina e, são conhecidos por repelir danos neurais. Chás de ervas também podem ajudar a aumentar a concentração, e foco.


Conclusão

Além do que foi listado acima, vários outros métodos estão disponíveis que podem ajudar a retardar a deterioração mental. As acima de tudo, consulte seu médico. Um especialista lhe fornecerá uma visão melhor das causas do esquecimento e dará as indicações corretas. Além disso, você pode construir uma estratégia para ficar mentalmente afiado.

_________

Traduzido pela equipe de O Segredo  – Fonte: Psy Ciencia

Direitos autorais da imagem de capa: alenkasm / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.