5 ensinamentos preciosos de “o pequeno príncipe” que tendemos esquecer à medida que crescemos

6min. de leitura

O Pequeno Príncipe é um livro que faz parte da vida de muitas pessoas ao redor do mundo, e continua ganhando admiradores a cada dia, pois apesar de ser dedicado às crianças e ser escrito com uma linguagem simples, os ensinamentos nele contidos são enriquecedores para todas as pessoas, independentemente da idade.



Muitas vezes, podemos nos relacionar a diferentes personagens do livro em nossos comportamentos, e conforme lemos a história, refletimos e aprendemos que devemos recuperar a simplicidade e magia da infância, para tornar nossas vidas mais felizes e completas.

Abaixo apresentamos 5 ensinamentos preciosos do livro “O Pequeno Príncipe”, que tendemos a esquecer quando crescemos, mas que devem ser recuperados e aplicados em nossas vidas adultas. Leia e reflita.

1. Conheça a si mesmo antes de criticar os outros

“É muito mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se você conseguir se julgar bem, você é um verdadeiro sábio”.


Conforme crescemos, o hábito de julgar outras pessoas vai se tornando cada vez mais normal, visto que vivemos em um mundo que ainda possui muita negatividade. No entanto, o que não percebemos é que as falhas que vemos nos outros refletem nossas próprias inseguranças. Precisamos sempre olhar para nós mesmos antes de falar de outras pessoas, e trabalharmos para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia.

Os livros nos incentivam a compreender melhor nossos pontos fracos e fortes, para realmente descobrirmos quem somos, e ao mesmo tempo nos mostra que devemos identificar nosso potencial e trabalhar em direção aos nossos objetivos.


2. Amor incondicional, respeitando a individualidade

“É necessário exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade repousa, acima de tudo, na razão”.


Muitas vezes, mesmo inconscientemente, pressionamos outras pessoas a satisfazerem nossas expectativas, sem levar em consideração o que elas desejam para si mesmas, o que acaba por levá-las ao seu limite e tornar suas vidas infelizes. Esse tipo de comportamento existe em todos os tipos de relacionamentos, familiares, profissionais e até mesmo em amizades.

O Pequeno Príncipe nos ensina que devemos respeitar as pessoas ao nosso redor, e exigir apenas o necessário, sem sobrecarregá-las e trazer infelicidade para suas vidas. Essa é uma grande prova de amor.


3. Busque a resposta dentro de si mesmo

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Os olhos, na grande maioria das vezes, se concentram apenas no exterior, e ignoram tudo aquilo que existe dentro de nós mesmos e das outras pessoas em nossas vidas. Esse é um resultado dos estereótipos com os quais fomos criados. Por isso, devemos recuperar o hábito de enxergar com o coração, vendo tudo o que existe de verdadeiramente importante no interior de cada um de nós. Só podemos criar uma conexão verdadeira com alguém quando vamos além do superficial.


4, Invista seu tempo na construção de relacionamentos verdadeiros

“É a hora que você perdeu com a rosa que faz com que seja importante (…) É ela que eu reguei. Quem eu coloquei sob um sino? Quem eu ouvi reclamando ou elogiando, às vezes, também cala a boca. “

Conforme crescemos, começamos a desvalorizar o nosso tempo. Ficamos tão presos em compromissos inadiáveis que passamos cada vez menos tempo com as pessoas que amamos e que são importantes para nós. Depois, tentamos compensar nossa ausência com bens materiais, o que nunca é suficiente.

A obra de Saint-Exupéry nos lembra de usarmos nosso tempo de forma inteligente, na construção de relacionamentos positivos para nossas vidas e na busca de objetivos pessoais. Além disso nos ensina que devemos aproveitar todos os momentos com as pessoas especiais, porque é isso que torna a vida valiosa.


5. Sentimentos e experiências são mais valiosos do que posses

“Os homens cultivam cinco mil rosas em um mesmo jardim e não encontram o que procuram. No entanto, o que eles procuram podem encontrá-lo em uma única rosa”.

Temos muitos exemplos de pessoas que passam suas vidas inteiras procurando algum segredo, que as tornará mais bem-sucedidas, ricas e felizes, e quando estão em seus momentos finais, percebem que nunca realmente viveram, e possuem mais decepções do que momentos de felicidade em seus corações.

O livro nos ensina a valorizar as coisas que realmente importam, sentimentos e experiências e deixar de lado bens materiais, porque mais importante do que o queremos ter é quem somos.

Quando você der mais importância aos seus sentimentos, sua vida se transformará para melhor.

O que você achou dos ensinamentos? Existe algum que precisa recuperar em sua vida adulta? Deixe um comentário abaixo!


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.