Filmes e Séries

5 excelentes filmes que vão fazer você ver a vida de um jeito diferente

capa site 5 excelentes filmes que vao te fazer ver a vida de um jeito diferente

Está buscando formas de encarar a vida de maneira mais sublime e sensível? Esta lista é capaz de lhe proporcionar momentos de profunda reflexão.

A cultura e as artes, de maneira geral, são capazes de nos colocar no mesmo contexto geográfico e temporal de populações diferentes. A sociedade é retratada basicamente por suas principais expressões de arte, como a música, a pintura, a dança e os filmes, por exemplo. E, dentro do universo cinematográfico, tudo é possível.

Quando nos deparamos com narrativas capazes de romper a nossa bolha pessoal, somos colocados para refletir, tecendo diferentes pontos de vista sobre assuntos sensíveis e pertinentes. Podemos conhecer mais sobre contextos políticos de determinadas regiões, conhecer a violência de outras e até mesmo pensar profundamente sobre o que é o amor.

Para quem gosta de analisar a vida sob outra perspectiva, ampliando o escopo de percepções, fizemos uma lista com cinco filmes capazes de nos provocar profundas reflexões, seja porque a narrativa é densa, seja porque os temas que abordam permitem inúmeras conclusões. Confira abaixo:

1. “A filha perdida”

2 5 excelentes filmes que vao te fazer ver a vida de um jeito diferente

Direitos autorais: reprodução/ Netflix.

A diretora-roteirista Maggie Gyllenhaal triunfou, ao lado da diretora de fotografia Hélène Louvart, ao contar a história de Leda Caruso, adaptando um romance de Elena Ferranti. Disponível na Netflix, temos a chance de acompanhar uma estudiosa em literatura que resolve passar férias na Grécia, onde encontra uma família que foge por completo do que pensa e nutre como disciplina. Assim, o espectador acompanha Leda enquanto ela reavalia todas as escolhas que teve como mãe, filha e mulher, com Olivia Colman interpretando a protagonista no presente, e Jessie Buckley nos flashbacks.

2. “Bacurau”

3 5 excelentes filmes que vao te fazer ver a vida de um jeito diferente

Direitos autorais: reprodução/ Arte France Cinéma, CinemaScópio Produções e SBS Films.

Longa-metragem de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que antes mesmo de ser lançado no Brasil oficialmente já fazia sucesso no exterior, vencendo grandes circuitos cinematográficos, como o Festival de Berlim e o de Cannes, um dos mais relevantes do mundo. A história é simples, os moradores de Bacurau, uma pequenina cidade, descobrem que não aparecem mais no mapa da região. Quando alguns corpos começam a aparecer, decidem se unir para se defender de quem os pretende atacar. Para todos que enxergam a importância da união do povo para o bem-estar da comunidade, essa pode ser uma excelente escolha.

3. “Ilha Bergman”

4 5 excelentes filmes que vao te fazer ver a vida de um jeito diferente

Direitos autorais: reprodução/ Arte France Cinéma.

Cineastas norte-americanos resolvem se isolar em uma ilha para encontrar inspiração para o próximo filme que pretendem produzir. O casal opta por peregrinar em um local que era capaz de inspirar Ingmar Bergman, importante diretor de cinema. Mia Hansen-Løve une humor com camadas de melancolia, que nos faz pensar se estamos acompanhando uma história dentro de outra história ou se a própria atriz Vicky Krieps, ao interpretar Chris, não está apenas interpretando a própria diretora Mia. Mesmo parecendo uma narrativa sem nenhuma pretensão, conforme acompanhamos a história, sentimos que algo mais profundo nos deu as mãos.

4. “Vamos, vamos”

5 5 excelentes filmes que vao te fazer ver a vida de um jeito diferente

Direitos autorais: reprodução/ A24 e BRON Creative.

Quais as maiores dificuldades de criar uma criança? Mães, pais e outros envolvidos nessa longa jornada sabem bem quais os problemas que podem enfrentar, e é justamente o que Mike Mills tenta abraçar em sua narrativa. Aqui Joaquin Phoenix é tio do ator estreante Woody Norman, que juntos mostram uma química além do normal como tio e sobrinho. No começo, são obrigados a conviver, mas com o passar do tempo, percebem-se parceiros, realizando tarefas e atividades em um laço mutualístico. Une a alegria da infância com as dores da vida real, e precisamos estar preparados para chorar. Saímos dessa história redefinindo nossos valores e colocando as trocas e experiências como o maior projeto de vida.

5. “Assunto de família”

6 5 excelentes filmes que vao te fazer ver a vida de um jeito diferente

Direitos autorais: reprodução/ Fuji Television.

Hirozaku Koreeda é capaz de nos surpreender com um de seus mais belos filmes, sendo inclusive vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, de 2018. Se você gostaria de um filme que não desafiasse o que considera certo e errado, o lugar não é este. Nesta história, já nos deparamos, desde o início, com uma ambiguidade moral forte, em que uma família sobrevive de pequenos furtos, sendo que Shota, o filho, é treinado para isso. O pai encontra uma menina abandonada no caminho e resolve levá-la para casa. É uma obra que nos faz questionar o que é a fraternidade, o companheirismo e o afeto, além de exercitar a empatia.

0 %