Mensagem de ReflexãoO Segredo

5 frases que você precisa parar de dizer para si mesma:

Costumamos ter tantas atitudes negativas em algumas situações tão normais no dia a dia que a gente nem percebe como elas são negativas e como ferem a gente.



Elas machucam, e a maioria parte de nós. É questão de sentar, refletir, pensar um pouco e entender como manifestamos essas coisas no dia a dia.

Talvez perceber essas coisas seja o primeiro passo para mudá-las. Espero poder te ajudar com algumas delas que listei aqui embaixo.

1. “EU NÃO SOU BONITA O SUFICIENTE”


Um dos maiores problemas das pessoas – veja bem, pessoas, não digo mulheres -, é o fato de que a gente dá muito peso para algo como a beleza. Sem hipocrisia, eu te digo que beleza é um atributo que todo mundo adora, todo mundo elogia, mas quantos tipos de beleza existem? Quantos tipos de beleza diferentes do padrão europeu que a gente conhece e adora não existem por aí? Muitos.

Outra coisa: autoestima não deve estar ligada nunca à beleza. Quando a gente se apóia num único atributo, a gente desvaloriza todos os outros e passa a achar que só ser bonito vale a pena. Começamos então a julgar isso na gente e nos outros, criando uma prisão da aparência. O que é péssimo pra gente, pro outro e pra qualquer tipo de relação que a gente queira desenvolver e que não se sustente pela imagem.


2. “ELE/ELA É A MINHA VIDA”


Não, eles não são. Sua vida é sua, você quem tem as rédeas dela, era você quem vivia e fazia todas as coisas normais que sempre fez antes mesmo de conhecer a tal pessoa. Transferir pro outro o peso de ser responsável pela nossa vida é um ato de egoísmo e falta de reflexão enormes. Egoísmo porque a gente joga a responsabilidade de tudo o que acontece com a gente pro outro, e espera viver nele tudo o que a gente viveria numa vida. Isso (nos) sufoca. E falta de reflexão porque isso te torna dependente de alguém que, na verdade, nunca teve o poder de decidir por você ou tomar as rédeas da sua vida. Só você vive dentro de você, o resto é companhia.


3. “SE EU FIZER ISSO, ELE NÃO VAI GOSTAR DE MIM”

Sinceramente? Foda-se. Se privar de exercer sua liberdade individual e seus gostos configura uma relação abusiva. Existem alguns limites, é claro, como o fato de ponderar sobre coisas que podem ferir quem a gente ama. Mas não fazer algo porque isso pode ferir o gosto do outro, seja por birra ou capricho, é condicionar a sua vida a uma espécie de submissão dolorosa. E relacionamento abusivo não é amor.



4. “EU NÃO GOSTO DISSO, MAS FINJO PRA CONQUISTÁ-LO”

Você finge ser uma pessoa que não é, gostar de coisas que não gosta, ir a lugares que odeia só pra agradar alguém? Tá ceeeeeeerta. Só que não.

A partir do momento em que você tenta se adaptar ao máximo aos gostos da outra pessoa, você acaba deixando a sua identidade de lado e entregando alguém fabricado e mascarado. Você vai conseguir sustentar essa máscara pra sempre? Vai conseguir abrir mão de ser você só para estar com alguém que gosta de uma versão sua que foi inventada? Não vale a pena, de verdade. Quem gosta da gente se apaixona pelo nosso jeito.



5. “A CULPA É MINHA”

Essa é a frase mais falada nos términos e pés na bunda. O que as pessoas não entendem é que não existe isso de culpa, que a gente é feito de ir e vir. Se uma pessoa não quis mais, é porque ELA sentiu que deveria ir, buscar algo ou alguém que tivesse mais a ver com ela. Você também já deve ter feito isso. Acontece, a gente tá em constante movimento, um dia a gente acorda e pronto, sumiu aquele sentimento que existia. Infelizmente não existem culpados pra gente apontar o dedo (ou felizmente). A partir do momento que a gente encara isso com mais naturalidade, o peso de um fim fica muito mais leve.

_____________


Escrito por: Daniel Bovolento 

Estudos mostram que ser grato (e expressar isso) melhora sua saúde!

Artigo Anterior

6 coisas pra pensar antes de começar um relacionamento:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.