5 grandes benefícios de viver uma vida com propósito:

O que guia a minha vida?

Essa é uma pergunta que devemos nos fazer mais de uma vez e meditar a respeito.

Talvez o que guie a sua vida neste momento seja um problema, um prazo de entrega de algum artigo, um trabalho, dentre outros, ou até uma exigência imposta ou autoimposta. Há incontáveis circunstâncias, razões, sentimentos que guiam e dirigem a sua vida.

Veremos detalhadamente aqui, as 5 mais comuns, para que desperte em sua consciência o que mais te motiva e possa mudar o que verdadeiramente impulsiona a sua vida.

A Culpa guia a sua vida?

Muitas pessoas são guias por este sentimento. Elas passam a vida toda culpando a si mesmas por seus erros e ocultando sua vergonha. E quem carrega essas culpas e vergonhas são controlados por suas lembranças. Permitem, dessa forma, que seu futuro seja controlado por seu passado. Sem poder dar conta disso, castigam-se continuamente, sabotando possíveis abundâncias em sua vida.

Vivem e habitam no mundo como se fossem fugitivos errantes. Isso descreve hoje a maioria das pessoas que vai  seguindo  sua vida, sem motivação.

Somos o resultado do nosso passado, da nossa história, do que pensamos e sentimos; isso é totalmente certo. Mas, não temos que ser prisioneiros nem deixar isso, de forma alguma, interferir em nosso futuro.


A ira e o ressentimento guiam a sua vida?

As pessoas que são guiadas pela ira e pelo ressentimento prendem-se a essas feridas que nunca conseguem superar. Em vez de se desfazer da dor por meio do perdão, a mantém recorrente em suas mentes.

Os que vivem motivados pelo ressentimento “enclausuram” a si mesmos e interiorizam sua ira; outros “explodem” e  a espalha aos demais. Ambas as reações são destrutivas e tóxicas para a vida. A sua e a dos outros.

O ressentimento causa mais danos em você do que na pessoa com quem você  se ressentiu.

Às vezes, a pessoa que te ofendeu talvez esqueça o que lhe causou e segue com a sua vida, enquanto você continua sangrando ainda de dor, dor essa que você mesmo continua perpetuando; trazendo a mente o passado em sua vida presente.

O passado não poderá influir em sua vida presente e futura, a menos que você permita, e siga presa a ele por meio do ressentimento, que, claramente, significa:  voltar a sentir.

Para seu próprio  bem-estar, é necessário que solte essa dor e deixe a amargura para trás, de uma vez por todas.


O Medo te guia?

Os medos são o resultado de uma experiência traumática, de falsas expectativas, de talvez ter sido criado em um lugar/ambiente de disciplina rígida ou até mesmo de uma predisposição genética. Em qualquer uma dessas causas, as pessoas condicionadas pelo medo perdem oportunidades que a vida proporciona. Não se aventuram a propor a elas mesmas um desafio maior.

O medo é um tipo de cárcere que você mesmo se impõe, impedindo-o de chegar a ser a melhor versão de si mesmo e de alcançar a autorrealização.


O materialismo te guia?

O desejo de adquirir bens materiais converte-se na principal meta de vida da maioria das pessoas. Este desejo permanente de querer sempre mais,  baseia-se na ideia equivocada de que, quanto mais se tem, mais será feliz, importante e viverá mais seguro; mas tudo isso é falso. As posses materiais somente provém uma felicidade temporária.

Não deixa também de ser uma crença coletiva “Talvez se eu tiver mais, serei mais importante”. O quanto valemos pela qualidade de pessoas que somos e o quanto valemos pelo que temos, não é a mesma coisa. Não se pode determinar quanto se vale pelas coisas que possuímos.

Seu verdadeiro valor, sua verdadeira segurança e sua verdadeira felicidade estão na relação e identificação com a Consciência Cósmica.


A necessidade de ser aceito guia a sua vida?

Muitas pessoas buscam continuamente a aceitação, aprovação de seus pais, maridos/namorados, amizades, etc.  E com ele entregam todo o poder e controle sobre as suas vidas.

As pessoas que seguem sua vida com essa influência de sempre buscar a aceitação dos demais, de ser aprovado e/ou valorizado pelos demais vivem se preocupando por “que dirão de mim?” Tristemente, estas pessoas perdem-se no caminho da vida.

Dirigir sua vida em função da opinião alheia é praticamente perder o propósito e a intenção verdadeira de viver. Nada mais é importante que conhecer o propósito divino e sagrado da sua existência, e nada pode compensar a falta de conhecimento, nem mesmo o êxito, a riqueza, a fama ou qualquer tipo de prazer. Sem um propósito, a vida é um caminhar sem sentido, um movimento sem direção e sucessos sem motivos.

A vida sem um propósito é trivial, insignificante e inútil.

Então, quais são os benefícios de uma vida com propósito?


Listei 5 grandes benefícios de conhecer o propósito de sua vida e vivê-la de fato.

Não estou impondo meus pensamentos, apenas os compartilho.  E por perceber que são verdadeiras essas intenções de uma mudança motivacional, decidi compartilhar com todos.

1- conhecer seu propósito trará sentido a sua vida.

Fomos criados para ter significado. Quando a vida precisa de um significado,  torna-se  instável, absurda e insuportável. Quando encontramos um sentido e propósito para viver, a vida tem um novo colorido e brilho, parece e é mais iluminada. Sentimos um prazer que cresce em nosso interior e se exterioriza; e qualquer dificuldade tende a ser superada com rapidez.

O propósito que estamos buscando vem desde nossa conexão com nosso Eu Sagrado, Eu Superior, Nossa Essência, Nossa Natureza Divina. Sem ele, a vida não tem propósito algum; e sem propósito, a vida fica sem valor.


2- Conhecer o seu propósito simplifica a sua vida.

Conhecer seu propósito de vida define o que você faz e deseja fazer, que aspectos são realmente essenciais em sua vida e quais não são. Conhecer o seu propósito de vida te dá um direcionamento para tomar decisões corretas em todas as ocasiões.

Você deve sempre se perguntar quando a dúvida tomar conta do seu interior, quando não estiver seguro de qual caminho seguir: Esta decisão me ajudará a cumprir o propósito que o Universo tem para mim nesta vida?

Sem um propósito claro passamos a não ter um fundamento em que possa se embasar as decisões, distribuir seu tempo e usar seus recursos. Suas decisões serão tomadas com base nas circunstâncias, nas pressões, no seu estado de ânimo nessas ocasiões vivenciadas.

As pessoas que não conhecem seu propósito somente se esforçam em demasia e isso apenas causa estresse, cansaço e conflito interno e externo. Não caminham com graça pela vida, porque conhecer seu propósito de vida te dá exatamente isso: GRAÇA na vida!


3- Conhecer o seu propósito direciona sua vida

Isso faz com que você possa direcionar seu esforço e energia o que é verdadeiramente importante para o cumprimento de seu propósito ou Dharma. Assim você se converte em uma pessoa mais efetiva ao ser mais seletiva em que você empreende.

É natural que no início as coisas banais e sem importância o distraiam. A maioria das pessoas que se identificam plenamente com seu ego vivem uma vida de distrações e desespero sem motivo. Apenas seguem o fluxo…

Muitas pessoas podem ser comparadas a um giroscópio: giram com rapidez sem se dirigir  a nenhum lugar de fato.

Sem um propósito claro e certo seguirá sempre mudando de direção; cada vez que algo não te satisfaça, mudará de trabalho, de relacionamento, de fé e muitos outros aspectos, esperando que cada mudança possa resolver a confusão ou preencher o vazio de seu coração. E terminará como sempre e com o mesmo pensamento “Dessa vez talvez seja diferente…”, mas, isso não resolverá o seu verdadeiro problema: sua carência de direcionamento na vida.

O poder de um direcionamento pode ser comparado com a intensidade de uma LUZ. Um raio de luz tende a ter um poder pequeno de impacto para focalizar algo, mas, se concentrar mais energia, mais raios de luz, focalizaremos  melhor o que queremos enxergar.

Não há nada mais impactante e inspirador que uma vida centrada em um propósito. As pessoas que causam impacto positivo na história de sua vida, seu País, no Planeta, são pessoas que viveram um direcionamento bem definido e traçado de vida.

Se deseja que sua vida seja inspiradora primeiramente para você mesmo, você precisa: direcioná-la agora mesmo!

Deixe de dar voltas sem sentido. Faça pouco, mas, acertadamente. Que o que faça seja direcionado pelo amor, vontade e edificação maior.  Desfaça-se do que te rouba tempo e foque em suas atividades boas e mais importantes.


4- Conhecer seu propósito estimula a sua vida

Ter um propósito elevado e conhecê-lo produz entusiasmo. Não há nada na vida que dê tanto prazer do que ter uma motivação para ir sempre adiante.

As atividades diárias tornam-se sempre agradáveis e cheias de significado. Sempre conseguimos encontrar forças diante de qualquer dificuldade, quando a vida segue com firmeza e leveza de ações e atitudes. Você começa a encontrar sentido nas experiências, pessoas e conquistas que antes não entendia, quando estavam presentes em sua vida.


5.Conhecer seu propósito de vida te prepara para o futuro Longínquo

Muitas pessoas se dão a tarefa de usar toda a sua vida em criar um legado que as ajude a ser lembradas para sempre, querem ser lembradas após a morte por algo que fizeram. Mas no final, o que importa não é o que você fez, não o que as pessoas dizem ou pensam sobre você, o que, verdadeiramente,  importa é em quem você se tornou.

Todas as realizações pessoais são superadas e esquecidas, mais cedo ou mais tarde. Viver para deixar um legado pessoal e ser lembrado é muito egocêntrico, porque mais cedo ou mais tarde, as realizações pessoais são esquecidas.

O uso mais sábio do seu tempo é construir um legado eterno. Você não veio ao mundo para ser lembrado, mas para cumprir um propósito nobre e sublime, que irá ajudar no seu avanço e nos demais, a se preparar para a eternidade. Isso sim é  edificante!

Espero que tenham um bom proveito.

Estou feliz, porque sigo fazendo o meu propósito.

E desejo que você também encontre o seu.

Qual é o seu?

__________________

Direitos autorais da imagem de capa: gstockstudio / 123RF Imagens



Deixe seu comentário