ColunistasDesenvolvimento Pessoal

5 habilidades fundamentais para o sucesso, segundo cientistas:

5 habilidades

Você já parou para pensar por que algumas pessoas conseguem colher muito sucesso em todas as áreas da sua vida, enquanto outras, por mais que se esforcem, não conseguem alcançar seus objetivos?



Em meio a tantas informações dispostas na internet, é possível que você já tenha parado, em algum momento, e feito a seguinte pergunta:

Será que existe um segredo capaz de proporcionar uma vida bem-sucedida?

Existe sim! Uma pesquisa científica britânica, divulgada neste ano, apontou que as pessoas mais bem-sucedidas não são, necessariamente, aquelas que têm mais dinheiro, inteligência ou nível de educação.


O estudo revelou que as pessoas mais felizes desenvolveram uma série de habilidades ligadas ao lado emocional do cérebro humano, como o otimismo e a persistência.

Um grupo de pesquisadores da University College de Londres analisou mais de 8 mil homens e mulheres entre 52 e 90 anos e examinou a maneira como viviam, seus hábitos e comportamentos.

Com base neste estudo, os cientistas encontraram 5 habilidades que consideram ser as chaves para quem deseja chegar à terceira idade com sucesso, qualidade de vida, bons relacionamentos e liberdade financeira.

1 – Estabilidade emocional


2 – Determinação

3 – Dedicação

4 – Sensação de estar no controle

5 – Otimismo



Estas habilidades estão ligadas ao hemisfério direito do cérebro, que é conhecido como o lado emocional. Além destas cinco habilidades, este hemisfério também é responsável por outras características, como a criatividade, persuasão, liderança, comunicação e a capacidade de gerar bons relacionamentos.

As pessoas que têm um elevado nível de inteligência emocional consegue manter o autocontrole mesmo diante das circunstâncias mais difíceis impostas pela vida. Elas conseguem isso ao compreender as emoções no momento em que elas surgem e ao cortar impulsos reativos.

Daniel Goleman (Harvard) revela em seu livro que 87% das pessoas que fracassam em suas vidas falham por falta de inteligência emocional e não por falta de competências técnicas ou capacidade de raciocínio lógico.


Isso significa que a cada 100 pessoas que falham na obtenção de algum objetivo apenas 13 delas não sabiam o que era necessário ser feito. As outras 87 pessoas não conseguiram alcançar o sucesso, mesmo sabendo o que precisavam fazer.

Não estou dizendo que desenvolver o lado racional e analítico do cérebro não é importante, pois é. O que quero ressaltar aqui é que somente as competências lógicas não garantem o sucesso. Dúvida?

Vamos fazer um teste! Pense em três pessoas que você admira muito e que são sinônimos de sucesso para você. Não precisa ser necessariamente alguém que você conheça pessoalmente – pode ser alguma celebridade ou personalidade que você admire.

Agora, diga-me três características marcantes desta pessoa que você acredita que a levaram ao sucesso.


As chances de ao menos duas destas habilidades serem relacionadas ao lado emocional do cérebro são grandes. Sempre que pergunto isso em meus treinamentos e processos de coaching recebo respostas como: liderança, capacidade de influências, lidar com pessoas, vender, comunicar-se muito bem, ser resiliente, empatia… todas competências emocionais.

5 razões pelas quais o toque físico é tão importante:

Artigo Anterior

Não se lance num abismo pra salvar quem não tem mais salvação. Apenas ore, e peça proteção a todos.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.