5min. de leitura

5 HÁBITOS DE PESSOAS EMOCIONALMENTE EQUILIBRADAS

Há pessoas de serenidade surpreendente em qualquer situação, enquanto outras se sentem incapazes de lidar com suas emoções. Essas últimas se sentem sobrecarregadas e não preparadas para lidar com as situações que aparecem à elas.


Encontrar o equilíbrio emocional não precisa ser um trabalho árduo, só precisamos fazer pequenas mudanças internas que nos ajudarão a aceitar e controlar nossas emoções de forma mais eficaz.

Vejamos quais são os cinco hábitos que as pessoas emocionalmente equilibradas possuem e que podem nos ajudar a gerir nossas emoções:

1. Em vez de reagir, elas respondem

As pessoas equilibradas tiram um momento para pensar e controlar o turbilhão de emoções desencadeadas em seu interior. Desta forma, conseguem se desconectar e construir uma perspectiva da situação, o que favorece uma resposta adequada e menos intensa do que uma reação emocional inicial.


Se depois de ter enfrentado uma situação ou uma pessoa você se sentir mal, isso significa que você reagiu às suas emoções, o que é radicalmente diferente de responder à elas. Responder às suas emoções fará com que você sinta que lidou com a situação com integridade e respeito.


2. Elas honram a realidade de suas emoções

Imagine que você está enfrentando um divórcio ou separação, que te mandaram embora do trabalho ou alguém próximo a você se foi para sempre. Como você se sentiria? Naturalmente se sentiria muito triste, nervoso ou assustado com a incerteza. Por que lutar contra isso?

As pessoas equilibradas não lutam contra suas emoções, mas as mantêm ao seu lado. Deixe que seus pensamentos fluam e desmascare suas emoções.


Esta maneira de lidar dentro de si mesmo permite que você não fique preso por suas emoções e que elas não prejudiquem seu futuro ou destruam seu passado. Não aceitar nossas emoções, normalmente faz com elas tenham significados negativos que contagiam nossas histórias.


3. Elas olham para dentro de si e se compadecem de seu “verdadeiro eu” de uma maneira sincera

Pessoas equilibradas fazem algo que a maioria dos humanos não leva a sério: elas refletem sobre o que realmente as faz se sentirem bem e como podem gerar pequenos prazeres de forma constante.

Sim, fazer uma lista de todas as coisas que nos fazem nos sentir bem é um grande ato de amor próprio. Porém, é inútil fazer essa lista e não colocá-la em prática. Você deve fazer, no mínimo, uma dessas coisas todos os dias.

Praticar amor próprio nos dá grande poder, pois não dependemos mais dos outros para nos sentirmos bem, sentimos o que desejamos sentir o tempo todo.


4. Elas se movem para limpar a mente

Quando nos sentimos tristes, estressados ou ansiosos, não conseguimos nos livrar de nossas mentes e dos turbilhões de sentimentos que vivenciamos. Uma maneira de nos reconectarmos com nós mesmos é movimento.

Movermos-nos e estarmos ativos facilita o desenvolvimento de perspectivas, agita nossos nervos e nos faz sentirmo-nos vivos. É algo que não estamos acostumados e que, provavelmente, nos faz sentirmo-nos estranhos, mas dançar nossa música favorita é uma ótima maneira de cuidar do nosso bem-estar emocional.


5. A gratidão é sempre um pré-requisito em seu cotidiano

Praticar a gratidão e o agradecimento é tremendamente benéfico para o nosso equilíbrio emocional, uma vez que nos ensina a olhar o lado positivo e encarar todas as situações como aprendizagem.

Para cultivar a gratidão, podemos compartilhar com pessoas próximas a nós três coisas pelas quais somos gratos a cada dia. Basta trazer à mente aspectos positivos de seu cotidiano para perceber que há coisas que te fazem se sentir verdadeiramente bem.

Cuidar de nosso bem-estar emocional nos faz sentirmo-nos realmente bem e aproveitarmos ao máximo nossas vidas. Ao nos sentirmos emocionalmente equilibrados, podemos nos concentrar em nossos sonhos, expectativas de trabalho e nos conectarmos a nós mesmos. Desta forma, seremos muito mais produtivos e tomaremos mais e melhores decisões, o que resultará em melhor saúde física e psicológica.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.