5 ideias falsas que as pessoas têm sobre o amor verdadeiro:

6min. de leitura

Ter expectativas realistas em um relacionamento exige que, primeiro, reconheçamos e aceitemos os pontos fortes e fracos do outro.



Em outras palavras, escolher aceitar e amar seu(sua) parceiro(a) por quem ele(a) é, e quem não é, descartando efetivamente a visão ingênua de que ele(a) deva “preencher os seus vazios”.

Este artigo enfoca cinco coisas que nunca devemos esperar em um relacionamento. Também incluímos algumas dicas sobre como lidar com esses pensamentos e sentimentos.

Em primeiro lugar, as cinco coisas que não devemos esperar em uma relação:

1. Nosso parceiro sempre entender nossos sentimentos

Os sentimentos são altamente complexos e abertos à interpretação. Como tal, é irreal (e irracional) esperar que nossos parceiros compreendam completamente o que está acontecendo conosco, em todos os momentos.


Se o seu parceiro (sua parceira) tem um “palpite” sobre o que você pode estar sentindo, ele(a), frequentemente – mas nem sempre – irá questioná-lo(a) sobre isso (por exemplo, “Está tudo bem?”).

Mas, se nosso(a) parceiro(a) não nos pergunta, é necessário informá-lo(a) sobre o que está acontecendo.


2. Que a relação não deve ter conflito

Todo tipo de relacionamento está sujeito a conflitos, de tempos em tempos. Por que esperar que um relacionamento amoroso seja diferente?


(Naturalmente, qualquer forma de abuso, verbal ou não, não é e não deve ser interpretada como uma forma de conflito aceitável).

O conflito com o ser amado  pode ser natural e até mesmo saudável. O conflito razoável deve ser visto como apenas uma outra forma de interação, quando ambos os indivíduos podem enfrentar e reconciliar quaisquer diferenças. O conflito saudável ajuda a construir admiração e confiança em uma parceria.


3. Para as coisas darem certo, vocês devem passar mais tempo juntos

Preservar o senso de identidade requer algum tempo sozinho, de vez em quando. Manter um relacionamento saudável exige passar tempo juntos. Como as necessidades individuais e de relacionamento são atendidas adequadamente? Responder a esta pergunta nem sempre é fácil.

Theresa DiDonato, Ph.D. psicóloga social especializada em diferentes aspectos dos relacionamentos românticos, recomenda cinco maneiras de abordar a “questão do tempo”:

– Não espere que ser amado espelhe suas necessidades. Reconheça que ele pode exigir um intervalo;

– Pergunte-lhe se você está dedicando tempo suficiente para o relacionamento. Alcance um compromisso;

– Integre-o em seu círculo social, isso fornece um novo contexto para que o relacionamento desenvolva e cresça.

– Compreenda o “refluxo e o fluxo” de um relacionamento, por exemplo, um novo emprego, aumento de estresse, etc. Continue a perseverar enquanto nutre o relacionamento.


4. Que a fase de lua de mel durará para sempre

Semelhante ao inevitável “refluxo e fluxo” de um relacionamento, nossos sentimentos de “felicidade” um pelo outro nem sempre estarão presentes. A “fase de lua de mel” de um relacionamento é apenas isso – uma fase. É ingênuo esperar que nosso(a) parceiro(a) nos traga continuamente alegria.

A verdade é que o amor nos dá conforto – e para nosso(a) parceiro(a) não é exceção.

Confie em seu amor por ele(a) e confie que ele(a) o(a) ama. É aí que a verdadeira alegria reside.


5. Que uma boa relação não exige esforço

À medida que duas pessoas tornam-se mais familiares e confortáveis ​​uma com a outra, às vezes, pensam subconscientemente que o “trabalho está feito”, por assim dizer. Esta é uma expectativa muito comum e pouco realista que pode causar danos, se assim o permitimos.

As expectativas irrealistas podem ser a principal causa da deterioração das relações. A raiva, a frustração e a impaciência são subprodutos emocionais de expectativas não razoáveis – todas são emoções que, uma vez que atingem o pico, podem contribuir para o fim de um relacionamento.

A solução, então, é comunicar de forma eficaz, honesta e com consistência. Trazer certos aspectos de um relacionamento (por exemplo finanças e necessidades pessoais) é muitas vezes desconfortável, mas necessário para uma parceria saudável e próspera.

Uma parceria, afinal, envolve dois indivíduos – cada um com suas próprias necessidades e desejos. Para o bem do seu relacionamento, comunique essas necessidades e desejos ao ser amado..

Se o que você pensa e sente é significativo para você, lembre-se de que, provavelmente, é significativo também para a pessoa que o ama.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.