4min. de leitura

5 lições de vida para aprender com Mario Quintana

Mario Quintana é um dos mestres da literatura brasileira. Poeta, tradutor e jornalista brasileiro, trabalhou para jornais e editoras como jornalista quase toda a sua vida.

Em 1966, Quintana ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, aos 70 anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, e em 1981 recebeu o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano.


Considerado um “poeta das coisas simples”, Mario Quintana iluminou as vidas de adultos e crianças com suas escritas sempre carregadas de muita sabedoria e paixão pelas palavras.

São muitas as lições de vida que podemos aprender o poeta gaúcho, separamos abaixo cinco delas, esperamos que tragam mais sabedoria e inspiração para sua vida. Abra o seu coração para essas mensagens.

5 lições de vida para aprender com Mario Quintana:

1. Defenda aquilo em que você acredita, mesmo que soe estranho para outras pessoas

Um hábito de Mario Quintana era assinar seu nome sem o acento agudo no “a”, o que ia contra as normas de nossa língua. Quando questionado sobre o porquê fazia isso, ele simplesmente respondia que era assim que tinha sido registrado e que não tinha porque mudar.



2. Reconheça que alguns objetivos não lhe servem para muita coisa

Mario Quintana tentou três vezes uma vaga na Academia Brasileira de Letras, mas nunca conseguiu. Anos depois, quando foi convidado a se candidatar novamente, com promessa de ser eleito por unanimidade, ele percebeu que não faria realmente diferença em sua vida, e respondeu apenas “não, obrigado”.


3. O tempo é um dos nossos bens mais preciosos

Em suas obras, o tempo sempre ocupou um papel muito importante. De fato, uma de suas frases mais poderosas nos faz pensar em sobre como devemos usar nosso tempo com sabedoria e responsabilidade: “Não faças da tua vida um rascunho, poderás não ter tempo de passá-la a limpo”.


4. Todos temos períodos difíceis em nossas vidas, mais precisamos persistir

Dedicado à escrita desde muito cedo, Quintana só publicou o primeiro livro já adulto, aos 34 anos. Foi despejado de seu lar, o Hotel Magestic, em Porto Alegre, local em que viveu por muitos anos e foi recebido em outro hotel por um amigo, e quando uma amiga lhe disse que seu novo lar era muito pequeno, respondeu: “Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas”.



5. Cuidar de si mesmo é a melhor coisa que você pode fazer pela sua felicidade

Como disse Quintana: “Cuide do jardim e as borboletas virão até você”. Essa é uma lição para nós, se quisermos atrair coisas positivas para nossas vidas, precisamos cuidar de nós mesmos em primeiro lugar.

Essas são algumas lições que Mário nos ensinou. Se você souber de mais alguma, comente abaixo e enriqueça essa postagem!






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.