O SegredoRelacionamentos

5 maneiras para eliminar sua insegurança em seus relacionamentos

amor2

Quando eu era mais novo, me sentia frequentemente inadequado e “não bom o suficiente” para ser amigo, amante ou parceiro de negócios com certas pessoas. Às vezes eu simplesmente não conseguia entender o que os outros viam em mim. Eu era muito inseguro.



Acabei muitos relacionamentos promissores por causa da minha insegurança. Na minha mente, era mais fácil para mim terminar o relacionamento antes que meus parceiros fizessem. Mas depois de algum tempo, cresci emocionalmente e comecei a perceber que eu queria e precisava do conforto e apoio de relacionamentos de longo prazo.

Então o que eu fiz, e o que você pode fazer se a insegurança está prejudicando seus relacionamentos?

Você precisa entender que um bom relacionamento é o compartilhamento de ideias e momentos agradáveis com o outro, um ajudar o outro a crescer de forma saudável, os dois juntos socialmente e como indivíduos. Se alguém realmente te trata mal ou mente e te engana, se sentir inseguro é uma resposta natural e razoável. No entanto, se você está em um bom relacionamento com alguém, é hora de…


1. Parar de tentar ler mentes.

A maioria dos problemas de relacionamento e ansiedades sociais associadas começa com má comunicação, que por sua vez leva a tentação por ler mentes. A leitura da mente ocorre quando duas pessoas assumem que sabem o que o outro está pensando quando, na verdade, não sabem.

Este processo de se perguntar e tentar adivinhar o que alguém está pensando é um rápido caminho para sentimentos de insegurança e estresse.

Se alguém diz uma coisa, não assuma que quis dizer outra coisa. Da mesma forma, não faça as pessoas em sua vida tentarem ler sua mente. Diga o que você quer dizer. Dê às pessoas em sua vida as informações que elas precisam, ao invés de esperar que elas saibam o desconhecido.


Também é importante lembrar que você não tem que saber cada pequena coisa acontecendo na mente dos outros, até mesmo das pessoas mais próximas a você. Quando você parar de tentar ler suas mentes, você começará a respeitar o direito à privacidade. Todos merecem o direito de ter pensamentos privados. Perguntar constantemente: “O que você está pensando?” Pode fazer com que a pessoa termine o relacionamento por falta de espaço.


2. Parar de procurar relacionamentos perfeitos.

Você vai acabar gastando toda a sua vida à procura do parceiro e amigos certos, se você espera que eles sejam perfeitos. Pior ainda, o processo vai deixá-lo louco, pois irá se sentir cada vez mais inseguro com cada relacionamento fracassado que não faz jus à sua fantasia de perfeição.


Estamos todos buscando essas relações especiais que sejam perfeitas para nós, mas se você passou por alguns relacionamentos, já começou a perceber que não existem “pessoas perfeitas” para você, apenas diferentes sabores de imperfeitas. Isso porque todos nós somos imperfeitos, de alguma forma. Você mesmo é imperfeito em muitos aspectos, e você procura relacionamentos com pessoas que são imperfeitas de forma complementar.


3. Parar de julgar relacionamentos atuais com base em as anteriores.

relacao


Pense sobre aqueles momentos em que você julgou alguém injustamente simplesmente porque te fez lembrar de alguém do seu passado que o tratou mal. Infelizmente, algumas pessoas fazem julgamentos como estes durante todo o relacionamento. Simplesmente porque já estiveram em um relacionamento com alguém abusivo, desonesto, ou que os deixou, eles respondem defensivamente a todos que se aproximam, mesmo que estas novas relações tenham sido gentis e boas.

Se você carregar tijolos velhos dos relacionamentos fracassados do seu passado para seus relacionamentos atuais, você vai construir as mesmas estruturas falhas que se desfizeram antes. Então, se você suspeitar que tem feito comparações injustas entre seus relacionamentos atuais e os fracassados do passado, reserve um momento e conscientemente reflita sobre as características de sua antiga relação negativa, e depois em como seu relacionamento atual se difere. Este pequeno exercício vai ajudá-lo a abandonar os velhos tijolos e lembrá-lo que as dores passadas não são indicativas de possibilidades presentes.


4. Parar de inventar problemas que não existem.


Inventar problemas em nossa mente e em seguida, acreditar neles é um caminho claro para a autossabotagem.

Quando você inventa problemas em seus relacionamentos, eles sofrem. A insegurança é muitas vezes a culpada. Se você duvida de si mesmo e não percebe o seu próprio valor, você vai recusar qualquer oportunidade de ser cuidado, e ficar preso nos problemas de insegurança que te puxam para baixo.

O que você precisa perceber é que há peculiaridades normais em qualquer relacionamento. Há altos e baixos e alterações de humor, momentos de afeto e proximidade e momentos de atrito. Esses altos e baixos são normais. Querer ser absolutamente próximo e íntimo todo o tempo é como querer ser um passageiro em um carro que não tem motorista.

Da próxima vez que você se sentir inseguro, e se pegar insistindo sobre problemas que não existem, pare e respire profundamente. Então diga a si mesmo: “O problema com o qual estou preocupado só existe em minha mente.” Ser capaz de distinguir entre o que você imagina e o que está realmente acontecendo em sua vida é um passo importante para a autoconfiança.



5. Parar de focar no negativo.

Não existe relacionamento perfeito. Mesmo que pareça perfeito agora, não vai ser para sempre. Imperfeição, no entanto, é real e bonito. A qualidade da felicidade entre duas pessoas cresce em proporção direta à sua aceitação, e em proporção inversa à sua intolerância e expectativas.

É a forma como duas pessoas aceitam e lidam com as imperfeições de seu relacionamento que o torna ideal.


Claro, isso não significa que você tem que aceitar todos em sua vida que estão dispostos a aceitá-lo. Se houverem dificuldades ocasionais em seus relacionamentos, você não tem que saltar para a conclusão ousada que todo o relacionamento é ruim, e tornar-se tão angustiado de o relacionamento terminar, ou tão inseguro que a outra pessoa questione suas intenções.

Nenhuma relação significativa funcionará na base da perfeição o tempo todo. Sempre haverá dificuldades presentes, mas você ainda pode se concentrar nas coisas boas. Pessoas inseguras constantemente procuram por sinais de que seus relacionamentos não estão funcionando. O que você precisa fazer é procurar por sinais de que seu relacionamento está funcionando.

Ter um apreço pela forma notável que seu parceiro é, te leva a bons lugares (produtivos e pacíficos). Então, observe suas qualidades fortes, torça por suas vitórias, e incentive seus objetivos e ambições. Desafie-o a sere o melhor que puder. Todo dia, reconheça o quão incrível ele é.

Quando se trata de seus relacionamentos, o que faz você se sentir inseguro? Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas opiniões.


 

____

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Marc and Angel

Brincar é preciso!

Artigo Anterior

7 coisas que mulheres altamente confiantes fazem diferente

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.