4min. de leitura

5 mantras ideais para a prática de meditação:

Os mantras são palavras ou frases que nos motivam em direção a uma atitude de maior concentração e foco na vida. Conheça mais sobre a definição de mantra neste artigo.


Os mantras são usado desde tempos muito antigos e, praticamente, todas as culturas tinham suas próprias palavras e expressões com significado sagrado.

Nossas mentes são muito instáveis. Em um momento podem estar tranquilas e pacíficas. No entanto, no minuto seguinte mudam totalmente, tornam-se agitadas e ansiosas, principalmente quando algum fator externo altera seu estado. Nesses momentos de ansiedade e agonia, devemos usar os mantras, pois eles ajudam a acalmar nossas mentes.

O segredo dos mantras

Os mantras operam diretamente no inconsciente, nas áreas mais profundas de nossa mente e induzem a um estado de maior relaxamento, e por isso são um recurso muito valioso para recuperarmos a calma e motivação em momentos de grande agitação.

Veja abaixo mais benefícios dos mantras:


  • Ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade
  • Acalma a mente, aliviando os conflitos internos e a facilitar o autocontrole
  • Impulsiona a vontade e motivação para buscar seus objetivos
  • Incentiva o cultivo de sentimentos positivos, como paciência, empatia, humildade, etc.

Os mantras ideais para a prática de meditação

Existem mantras de meditação que carregam consigo uma tradição e profundo significado espiritual. Os mantras mais conhecidos têm origem no do budismo e cultura hindu.

Abaixo estão os 5 principais mantras de meditação:

OM. É o mantra universal da meditação. É dito que esse mantra verdade representa o som do universo. O mantra OM é o original, que compreende todos os outros.


OM AH HUM. Este mantra é útil para aumentar a concentração e também tem a função de limpar e purificar o local em que será realizada a meditação.

OM TARE TUTTARE. Este mantra ajuda a despertar a força, coragem e confiança interior.

OM NAMAH SHIVAYA. É um mantra hindu que atrai bem-estar e felicidade.

OM MANI PADME HUM. Invoca a sabedoria essencial, a união com o universo.

Lembre-se de que o foco deve estar sobre o som de cada mantra. De acordo com os budistas, o significado dos mantras não são tão importantes quanto os fonemas e seus efeitos sobre nossa consciência.


Mantras pessoais

Todos nós temos a liberdade de desenvolver mantras que funcionem melhor em nossas vidas. Temos aquelas palavras ou frases que nos confortam nos momentos mais escuros de nossas vidas e que exercem um poder especial sobre nós. Mesmo que não tenham um significado totalmente claro, o importante é nos conectarem a uma sentimento de tranquilidade e motivação. No entanto, o ideal é utilizar um mantra por um período de tempo e depois mudá-lo, porque quando repetimos demais, seu poder em nossas mentes é reduzido.

Algo que os especialistas recomendam é evitar ao máximo utilizar a palavra não nos mantras pessoais, porque o poder dessa palavra pode acabar nos impedindo ao invés de ajudar.

Desenvolva sempre mantras positivos e mantenha em mente que o poder deles é sua capacidade de se conectar com o poder interno de cada um de nós.
__________
Direitos autorais da imagem de capa: ipopba / 123RF Banco de Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.