5 passos para lidar com pessoas agressivas:

4min. de leitura

Em algum ponto em nossas vidas, teremos que lidar com pessoas agressivas. O comportamento agressivo geralmente surge quando existe um conflito e a pessoa sente a necessidade de proteger seus interesses, ou quando deseja ganhar alguma coisa, e para isso precisa chegar na frente dos outros.



Esses são alguns sinais de que você está na presença de uma pessoa agressiva:

  • Ela o interrompe ou fala mais alto para tentar minar sua voz.
  • Não permite que você compartilhe seu ponto de vista.
  • Você sente que ela está ultrapassando os limites.
  • Sempre que vocês interagem, existe um clima de tensão.
  • Depois da interação, você se sente mal energeticamente e emocionalmente

Nós não podemos evitar ou fugir dessas pessoas, porque estão em todos os lugares. Mas podemos usar o relacionamento com elas como experiência para nos tornar mais sábios.

Abaixo estão 5 passos para se tornar um mestre do enfrentamento da agressividade:

1. Mantenha a calma

Se você responder com a mesma raiva, as coisas vão piorar e a agressividade da pessoa vai se tornar mais intensa. Você precisa manter a calma e mostrar que está acima de comportamentos equivocados e exagerados. Respire fundo, acalme-se e, se for necessário, vá fazer outra coisa que ajude a eliminar a tensão. Se você optar por agir por impulso e raiva, pode se arrepender mais tarde.


2. Faça a pessoa tomar conhecimento de seu comportamento

Muitas vezes, é necessário chamar a atenção da pessoa para o seu comportamento tóxico. No entanto, é essencial que façamos isso de forma calma, usando frases empáticas e evitando o pronome “você”. Alguns exemplos podem ser:


  • “Não há necessidade de se estressar, nós vamos resolver isso / encontrar um caminho.”
  • “Desculpe, posso dizer que algo que acredito que é importante e pode ajudar?”
  • “Eu entendo que isso pode ser estressante / perturbador”.

Isso fará a pessoa ser mais consciente do que está sendo, o que pode torná-la mais aberta para ouvir.


3. Simpatize

Por mais que seja difícil, é sempre útil tentar nos colocar no lugar da outra pessoa, tentando entender seus motivos para estar agressiva. Tente considerar pelo que está passando, quais são os pontos negativos e que provocam a agressividade e como você estaria se tivesse passando pela mesma situação. Isso pode dar-lhe uma nova perspectiva, e ajudar a desenvolver a empatia.


4. Seja assertivo

Empatia e assertividade podem conviver juntas, afinal compreender a posição da outra pessoa não significa dar abertura para que ela seja agressiva. Mantenha sua voz baixa, isso mostrará a pessoa que você não tem intenção de discutir por atenção. Sempre seja respeitoso e exija reciprocidade. Se isso não funcionar, responda com mais força e assertividade para mostrar que sua tolerância está diminuindo.



5. Foco

Quando a pessoa está agindo com impulsividade e agressividade, é porque já perdeu de vista o assunto em questão e sua relevância. Se você reposicionar o foco sobre as coisas que importam, ajudará a outra pessoa mudar seus padrões de pensamento e fará com que ela pense de forma mais positiva. Outra dica é fazer a pessoa sorrir. Um sorriso tem poderes incríveis de desarmamento!

__________

Direitos autorais da imagem de capa: tiler84 / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.