5 práticas para ajudá-lo a viver uma vida mais feliz e presente:



“Não há nada além do  agora. Não há ontem e, certamente, não há amanhã. Quantos anos você deve viver até de aprender isso? “~ Ernest Hemingway

Mudar os hábitos mentais de uma vida é um processo contínuo, não uma solução rápida. Nossos cérebros são construídos para reforçar o comportamento que parece seguro e confortável, mesmo quando esse comportamento nos prejudica mais do que nos ajuda.

Aqui estão algumas práticas úteis na busca de viver bem o agora:

1.Busque reforço dentro de si mesmo

Quando você sentir estresse ou ansiedade, resista ao impulso procurar reforço externo. O reforço externo é o açúcar alto das emoções; ele vem em uma explosão rápida e depois desaparece, e então você precisa de outro hit. Todos aqueles comportamentos aparentemente inofensivos – olhar o e-mail, ler notícias fúteis – são formas de deixar o presente. São maneiras de tentar obter reforço externo.

O presente vive em nós, não fora de nós. Não temos controle sobre o mundo exterior, mas temos controle sobre o que está dentro de nós. Quando você sentir a necessidade de reafirmação, lembre-se de que todos os recursos que precisa para estar presente e em paz estão dentro de você. Lembre-se que eles sempre estiveram lá, e sempre estarão.


2.Controle seu fluxo de informações

Coloque o seu consumo de notícias em dieta. Afaste o seu celular. Regule o uso de informações externas para suporte emocional, especialmente das mídias sociais. Facebook, Twitter e outras mídias podem ser uma maneira maravilhosa de se conectar com amigos. Mas o excesso delas pode fazer você se sentir desligado.


3.Anote seus objetivos e depois jogue-os fora

Definição de metas é uma ótima maneira de priorizar o que é importante para você. Basta lembrar que os objetivos são sobre o futuro. Depois de identificá-los, deixe-os flutuar para o futuro, onde é seu lugar. As recompensas reais não estão em atingir seus objetivos finais, mas em trabalhar por eles. E isso só acontece no presente.


4.Abrace a gratidão

Em intervalos regulares, tire alguns momentos do seu dia e liste cinco coisas pelas quais você se sente grato. A gratidão é uma arma incrível contra a ansiedade, e é uma poderosa maneira de nos lembrar do poder e valor do presente.



Uma ótima maneira de mergulhar em gratidão é realizar atos que ajudam outras pessoas. Voluntariado e atos de bondade nos ajudam a nos concentrar nos outros, ao invés de em nós mesmos, e são uma ferramenta surpreendentemente eficaz de viver no presente.


5.Pratique a atenção plena

Desenvolva um hábito de atenção consciente simples e repetitivo. Se a meditação funciona bem para você, passe quinze minutos todas as manhãs em contemplação tranquila, simplesmente estando presente. Experimente e descubra o que funciona melhor para você, e depois o torne um hábito.

Às vezes, ficamos tão distantes do momento presente que parece território estrangeiro, e abaixar nossas defesas para permiti-lo pode parecer assustador. Quando deixamos ir o futuro e nos permitimos estar no agora, cometemos um ato de bravura. Deixar ir pode ser difícil, mas é a única maneira de encontrar a verdadeira riqueza da vida.

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Tiny Buddha






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