5 razões pelas quais você é mais criativo do que pensa!

Enquanto as pessoas lamentam a falta de criatividade e pensam que nenhum de nós é ensinado a ser criativo, a realidade é que a criatividade está presente em nossas vidas todos os dias.



Então, por que muitos de nós pensamos que não somos criativos?

Talvez porque analisemos os elementos errados.

Abaixo estão cinco razões pelas quais você é mais criativo do que pensa:

1. Não é preciso ser um Albert Einsten para ser criativo

O que a maioria de nós pensa como obras criativas são o que os cientistas chamam de criatividade eminente, que é um trabalho que desenvolve ou muda um campo, como a relatividade ou a 9ª Sinfonia de Beethoven. Mas, a criatividade não exige que mudemos o mundo em geral, nem que sejamos gênios. Cada um de nós se envolve em processos criativos todos os dias, aos quais os cientistas denominam criatividade mini-c. Lembra de como você criou algo em sua casa que precisava de um certo engenho para funcionar com sucesso? Isso é uma criatividade mini-c, afeta várias pessoas, mas não é uma habilidade profissional.


2. Nem mesmo um Van Gogh

Costumamos pensar em “tipos criativos” como pessoas nas artes. Mas, como o exemplo de Einstein sugere, a criatividade pode acontecer em qualquer campo. Não importa se você é um médico, advogado, secretário, motorista de caminhão ou pai, seu trabalho exige que você encontre ideias novas e úteis diariamente. Isso pode parecer uma reivindicação duvidosa, mas…



3. As pessoas nem sempre reconhecem a criatividade quando a veem

Você pode pensar que certas profissões não se relacionam à criatividade, mas analise qualquer pessoa realmente profissional em uma linha de trabalho, e você verá que ela consegue algumas saídas muito boas diariamente, especialmente quando comparadas com iniciantes em seu campo.

Já percebeu o quanto os pais experientes parecem saber exatamente o que fazer no momento em que seu filho começa a ficar com raiva durante uma viagem pela estrada ou como alguns assistentes administrativos podem consertar qualquer coisa que dê errado?

Você pode até não perceber quanta experiência e criatividade é necessária para realizar essas coisas a menos que as experimente (e descubra que não pode fazê-las!)


Ninguém aprecia as capacidades de um mestre como um mestrado. Pelo mesmo motivo, ninguém entende a criatividade em sua vida sem ser especialista nela!


4. A criatividade não acontece programada (ou talvez aconteça)

Algumas pessoas afirmam que a razão pela qual não são criativas é porque, simplesmente, não têm tempo. Mas, como têm que se envolver em mini-criatividades o tempo todo, certamente têm tempo para serem criativas. Muitos pensam, no entanto, que fazer algo além do básico vai tomar um tempo sério, mas é incrível o que as pessoas podem fazer em um prazo muito curto.


5. Você não precisa “pensar fora da caixa”

Eu continuo esperando que esse mito morra, mas a noção de que a criatividade exige pensar fora da caixa é simplesmente incorreta. Na verdade, o que a criatividade geralmente requer é superar os pressupostos sobre a forma como “deve ser”, e a maioria de nós faz isso todos os dias.

É o desvio que você descobre quando uma estrada é fechada, a maneira que apoia uma porta que não quer ficar aberta, e o pedaço de papel dobrado que usa como porta-copo. Por mais que gostaríamos que nossos mundos fossem totalmente arrumados e ordenados, isso simplesmente não acontece, e por isso precisamos derrubar nossas expectativas e pressupostos e nos preparar para o inesperado.

As pessoas são criativas o tempo todo. Jovens e velhos, de todas as profissões, e em qualquer lugar que você vá, as pessoas estão ficando criativas.

E, por mais que você possa fazer cursos e ler livros que o ajudarão a desenvolver seu potencial criativo, já possui esse potencial dentro de si mesmo, e o usa todos os dias.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo  – Escrito por Orin C. Davis – Fonte: Happify

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.