AmizadeO SegredoVida Plena

5 segredos sobre o poder curativo da amizade

5 segredos sobre o poder curativo

Quando você está mal e compartilha seus sentimentos com um amigo, se sente mais protegido, compreendido e até mesmo começa a ver as coisas de outro ponto de vista.



Somos animais sociais, e para sermos felizes precisamos nos relacionar com outras pessoas. É difícil ser totalmente feliz sem se relacionar com ninguém.

“A amizade é uma alma habitando dois corpos, um coração que habita em duas almas.” -Aristóteles

Um amigo é alguém de fora da sua família, mas que você percebe como um irmão, um pai, uma mãe. É alguém que às vezes pode estar mais perto de você do que a sua própria família.


Os efeitos da ausência de amigos

Na Universidade Brigham Young (EUA) foi realizado um estudo que concluiu, depois de estudar trezentas mil pessoas por sete anos, que a falta de relações pessoais era equivalente a fumar quinze cigarros por dia ou tomar seis copos de bebidas alcoólicas.

Portanto, a falta de amigos é pior para a saúde do que uma vida sedentária ou alcoolismo.

Distância de falsos amigos


Algumas pessoas se mascaram como amigas, são consideradas nossas amigas, mas nos julgam, nos tratam com indiferença ou deixam-nos para trás.

Essas pessoas não são amigas, são pessoas que precisam sair de nossas vidas, para que outras pessoas que nos trazem alegria e satisfação possam entrar.

Você pode detectar um amigo falso facilmente com essas chaves simples:

Rápida amizade


Uma boa amizade é forjada ao longo do tempo, com anos de relação ao longo de nossas vidas. Um amigo que vem do dia para a noite não é realmente um amigo.

É necessário que o tempo passe, que coisas boas e ruins aconteçam para ver como a amizade sucederá.

Amizade interessada

Aqueles que são considerados amigos, mas desaparecem quando as coisas dão errado e voltam quando dão certo, não são amigos.


Um verdadeiro amigo está sempre lá para celebrar suas alegrias, abraçá-lo e dar-lhe fôlego nos maus momentos.

Crítica destrutiva

Um amigo não te faz uma crítica para machucá-lo, mas para ajudá-lo, e faz isso com empatia. A pessoa que te critica deliberadamente em suas costas e te machuca, não é sua amiga.

Em qualquer situação em que você suspeitar das intenções de um suposto amigo, confie na sua intuição, pergunte a si mesmo: Como essa pessoa faz eu me sentir?


Se você acha que uma pessoa não contribui em nada, não corte a relação radicalmente, mas dê tempo para ver como as coisas evoluem.

“Não passe tempo com alguém que não está disposto passá-lo com você.” – Gabriel García Márquez


Benefícios da amizade


Amizade verdadeira, sincera e desinteressada, nos faz sentir completos e nos encoraja a seguirmos em frente. Uma amizade pode durar anos ou uma vida, e nos trazer muitos benefícios.

Evita a solidão

A solidão é às vezes uma boa companheira que nos permite conhecer e aceitar, mas às vezes é necessário superar o isolamento e nos envolver com os nossos amigos.

Os verdadeiros amigos fazem com que nos sintamos acompanhados, embalados, envolvidos. Assim como faremos com eles, quando se sentirem mal.


Melhora a saúde mental

William Bukoski publicou uma pesquisa em Development and Psychopathology, demonstrando que a depressão na infância está diretamente relacionada com a ausência de amigos.

Também tem sido provado que as crianças realizam mais atividades físicas ao jogarem com os amigos.

Aumenta a expectativa de vida


Durante dez anos, vários cientistas australianos fizeram um acompanhamento de mil e quinhentas pessoas, e concluíram que pessoas com um amplo círculo de amigos tem chances de morte reduzidas em 22%.

Portanto, ter bons amigos e cercar-se com eles aumenta a expectativa de vida.

Protege o seu coração

Um estudo realizado pela Duke University (EUA) com milhares de pessoas solteiras com doenças cardíacas, descobriu que, após cinco anos, sobreviveram apenas cinquenta por cento das vítimas que não tinham um amigo de confiança.

Frente a oitenta e cinco por cento de sobreviventes com, pelo menos, uma amizade.

Ajuda a construir a autoestima

O conceito que temos de nós mesmos, de nossa autoestima, também é nutrido pelo amor e apoio dos nossos amigos.

Nossos amigos conhecem nossas falhas e nossos pontos fortes, e estão do nosso lado nos bons e maus momentos.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

5 maneiras de parar de ser tão negativo o tempo todo e começar a ser positivo

Artigo Anterior

8 pequenas coisas que você faz que as pessoas usam para julgar sua personalidade

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.