publicidade

4 simples maneiras de aumentar a serotonina em seu cérebro!

Aprenda maneiras de impulsionar esse importante neurotransmissor e dar uma mudada positiva em sua vida!



A serotonina é uma substância química encontrada em todo o corpo. Ela tem um papel fundamental na regulação de uma série de funções corporais, como a coagulação do sangue e a função intestinal.

A serotonina é produzida através da combinação do aminoácido triptofano e uma enzima para produzir serotonina. Ela é mais presente no cérebro, onde desempenha o papel de um neurotransmissor, ou seja, transmite mensagens ao redor do cérebro para apoiar seu funcionamento.

Acredita-se que a serotonina contribui para as redes cerebrais que regulam o estresse e a ansiedadeEla também pode promover a paciência e a capacidade de enfrentamento, por isso muitos antidepressivos aumentam os níveis de serotonina como uma maneira de combater a depressão.


Se você está procurando maneiras de impulsionar a presença desse neurotransmissor em seu cérebro, existem métodos comprovados pela ciência que podem te ajudar com isso. Confira alguns deles na lista abaixo!

 1. Alimentação

A serotonina em si não pode ser absorvida diretamente dos alimentos, mas o triptofano, que é convertido em serotonina no cérebro, pode. Ele é encontrado principalmente em alimentos ricos em proteínas, incluindo peru e salmão.

No entanto, não é tão simples obter os benefícios do aminoácido através da alimentação. A barreira hematoencefálica, uma “capa protetora” ao redor do seu cérebro que controla o que entra e sai do seu dele pode ficar no caminho. Isso porque os alimentos que contêm o triptofano costumam ser ainda mais elevados em outros aminoácidos, que por estarem em maior quantidade têm maior probabilidade de cruzar a barreira.


Porém, uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition & Food Sciences sugere que comer carboidratos junto com alimentos ricos em triptofano pode ajudar na entrada do aminoácido no cérebro. Experimente consumir alimentos ricos em triptofano com 25 a 30 gramas de carboidratos, isso pode ajudar.


2. Luz solar

Uma pesquisa de médicos norte-americanos sugere que a serotonina tende a ser menor no organismo após o inverno, e maior no verão e no outono, e que passar algum tempo exposto à sol parece ajudar a aumentar os níveis de serotonina. As dicas para maximizar os benefícios da luz solar são:

  • Passar pelo menos 10 a 15 minutos no sol a cada dia.
  • Praticar sua atividade física ao ar livre, para ajudar a aumentar o impulso de serotonina provocado pelo exercício.

3. Massagem

A massagem terapêutica ajuda a aumentar a serotonina e a dopamina, outro neurotransmissor relacionado ao humor. E o melhor de tudo é que, segundo um estudo, você pode colher benefícios em sua casa. O estudo foi realizado com 84 mulheres grávidas que sofriam de depressão. Aquelas que recebiam 20 minutos de massagem terapêutica de seus parceiros duas vezes por semana relataram sentir-se menos ansiosas e deprimidas, e tiveram níveis mais altos de serotonina após 16 semanas.


4. Indução de humor

Uma pesquisa sugere que o estado de bom-humor pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina em uma pessoa. Para isso, uma boa atividade é a indução de humor. Pensar em algo que faz você se sentir bem pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que promove um estado de bom-humor no organismo.

Algumas dicas para induzir o bom-humor são:

  • Pensando em experiências positivas junto à pessoas que ama.
  • Lembrar de uma memória feliz e passar um tempo nela.
  • Ver fotos de coisas, lugares, pessoas e animais que te fazem feliz.

Apesar de nem sempre ser simples mudarmos o nosso humor, apenas o processo de tentar sentir-se melhor pode te ajudar.

Essas são dicas muito interessantes, e que te ajudarão a impulsionar a serotonina no seu cérebro, para que você possa viver melhor!

Comente abaixo quais delas você já pratica, e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.