5 sinais de manipulação psicológica – Preste atenção!

Os manipuladores psicológicos podem ser difíceis de identificar. Se você cresceu sendo manipulado, então está acostumado com isso, o que dificulta reconhecer essa manipulação como mau comportamento.

Mas mesmo que você seja novo na área da manipulação, pode ser complicado decifrar porque os próprios manipuladores são complicados. Eles disfarçam seu mau comportamento com palavras que agradáveis ​​ou razoáveis, ou habilmente empregam culpa ou simpatia. Esse tipo de atividade cerebral faz com que você descarte seus instintos, porque não consegue descobrir o que a pessoa faz, ou pior, te faz acreditar que é culpa sua, ou que está tudo em sua cabeça.

Para ajudá-lo a detectar melhor a manipulação psicológica, aqui estão 5 sinais:

1.Viagens de culpa

Os manipuladores fazem o papel de vítima. Eles sempre têm uma nova dose de culpa pronta para empurrar em sua garganta. Essas pessoas vão dizer praticamente qualquer coisa para obter conseguirem o que querem – especialmente com um indivíduo carinhoso, sensível. Exemplo: “Você está certo, não precisamos de um carro novo. Eu não mereço coisas novas, de qualquer maneira, porque sou uma pessoa horrível.” Então, esperam você morder a isca e mudar de ideia.

Não caia nessa – lembre-os de que eles são adultos e devem saber como lidar com suas decisões. Não deixe que eles te intimidem.


2.Sarcasmo

Embora pareça ser um humor inocente (ou desagradável), o sarcasmo é, para o manipulador, uma maneira inteligente de fazer você se sentir inferior. Não é um insulto direto, mas é insultante do mesmo jeito. Eles vão tentar fazer você se sentir inseguro sob o disfarce de humor. Eles vão cutucar o seu estilo de roupa, suas falhas e qualquer outra coisa que possa ser disfarçada com uma brincadeira.

Se isso te incomoda, deixe o manipulador saber que seus comentários te deixam desconfortável. Se continuar a desrespeitá-lo, ignore seus comentários da melhor maneira possível ou interrompa o contato com eles.


3.Birras

Este tipo de manipulador vai aumentar a sua voz para exigir toda a atenção. Ele usará esta técnica especialmente se a outra pessoa permanecer calma, pois quer uma reação. Crianças e adultos exibem esse comportamento. Quando estão de mau humor, todo mundo sabe, e o manipulador é habilidoso o suficiente para fazer todos sentirem isso também, até serem obrigados a corrigir o mau humor e atender às demandas do manipulador.

Acima de tudo, mantenha a calma. Quando você perde a calma, eles ganham o jogo de manipulação. Não lhes dê o que eles querem. Se você não puder manter a calma, basta ir embora.


4.Especialistas em tudo

Isso ajuda o manipulador a exalar um sentimento de superioridade intelectual. Muitas vezes, eles vão reivindicar ser especialistas em quase todos os campos. Se você menciona que quase foi mordido por uma cobra, eles comentam fatos, muitas vezes com a frase, “a maioria das pessoas não sabe disso, mas …” e continuam a contar-lhe coisas sobre as quais você nunca se interessou. Se você mudar o assunto para outra coisa, digamos, comprar uma casa, eles também sabem tudo o que há para saber sobre esse assunto.

Use seu melhor julgamento. Às vezes, o melhor que você pode fazer é educadamente deixar o ambiente.


5.Excesso de compartilhamento

Os manipuladores fazem isso para que você se sinta especial – eles escolheram você para entrar nas partes mais preciosas e vulneráveis ​​de sua vida. Mas cuidado: eles podem estar tentando pressioná-lo, também. Esta pessoa quer fazer você sentir que é seu melhor amigo, mas realmente tem pouco a ver com você e suas necessidades. Ela quer que você sinta pena dela, mas também quer te tornar responsável por seus sentimentos. Quanto mais pessoas puderem sentir pena deles, melhor.

Não jogue seu jogo. Isso significa abster-se de dizer coisas como “Nossa, isso deve ser difícil para você”. Se você quiser dizer alguma coisa, simplesmente diga “ok”. Em seguida, ignore-a ou vá embora.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe



Deixe seu comentário