5 sinais de que alguém está te fazendo de isca para uma discussão:

As pessoas tóxicas, manipuladoras e abusivas usam muitas técnicas de controle para dominar os outros ao seu redor.

Uma dessas táticas é provocar uma pessoa para fazer com que ela tenha uma resposta irritada ou emocional.

Geralmente, essa técnica é usada entre duas pessoas, com o objetivo de iniciar uma discussão e fazer com que a outra pessoa entre na discussão, para depois ficar mais fácil culpá-la  pela briga.

Ao usar essa tática, o manipulador espera ganhar vantagem nas discussões com a vítima, que quase sempre fica confusa, ferida e acaba realmente se culpando pela situação, concluindo o objetivo do manipulador.

Veja abaixo 5 sinais de que alguém está te fazendo de isca para um discussão:

1. Repentinamente, acusa-o de uma coisa que não fez

Quando uma pessoa o acusa de uma coisa que você não fez, é porque quer desestabilizá-lo e fazê-lo lutar para se defender, enquanto encontra outras maneiras de manipulá-lo.

Ela o manipula para se defender enquanto age como a vítima. Não aceite essa situação. Em vez de tentar defender-se contra uma acusação, tente descobrir o motivo pelo qual essa pessoa iria acusá-lo de tais coisas e desmascare sua manipulação, encorajando-a a explicar seu processo de pensamento.


2. Causa danos a algum objeto ou propriedade sua

Nem sempre esse comportamento se manifesta através de discussões. O manipulador pode causar danos a algum bem material ou até mesmo propriedade, para fazer com que você fique com raiva. Uma vez que você despertar esse sentimento, ela vai  manipular a situação com mais intensidade.


3. Brinca com suas emoções

Quando outra pessoa faz de você  isca para uma situação, sempre tenta fazer com que você sinta uma determinada emoção, para que a manipulação seja bem-sucedida. Para isso, precisa que você esteja em um estado de espírito particular, como irritação ou chateação.

Quando nos envolvemos na manipulação, é difícil mantermos nosso raciocínio sob controle porque nossos corpos cedem a uma resposta mais primitiva e emocional.


4.Te deixa com ciúmes

Se o seu parceiro propositalmente flerta com outras pessoas quando você está por perto, se o compara com pessoas ao seu redor ou com seus ex companheiros, está fazendo-o de isca. O objetivo dele pode iniciar uma discussão e fazê-lo(a) provar que suas ideias estão erradas. Quando você cede à sua provocação, a manipulação dele começa a dar certo. Ele pode até mesmo praticar gaslighting e dizer que tudo isso é coisa de sua cabeça.


5. Sempre se faz de vítima

Por mais que ele manipule as coisas com muita frequência, sempre vai se declarar vítima. Se o(a) traiu, é porque você não o dava atenção suficiente. Se quebrou seu vaso de flor, é porque você o irritou muito e ele não teve outra escolha. Sempre será sua culpa. Esse manipulador nunca assumirá a responsabilidade por nenhuma de suas ações.



Deixe seu comentário