4min. de leitura

5 SINAIS DE QUE SEU PARCEIRO ESTÁ FAZENDO GASLIGHTING COM VOCÊ:

“Gaslighting? O que é gaslighting? ”


Definição: manipulação psicológica, intencional ou não, para fazer a vítima duvidar de sua própria sanidade.

Será que isso está acontecendo com você? Aqui estão cinco sinais para te ajudar a identificar.

1.Sempre se desculpar

A vítima sempre estará se desculpando por algo que acha que fez errado, mesmo que não tenha feito nada de errado. O que isto significa? A vítima assume total responsabilidade pelo que acontece entre si e o culpado.


5-sinais-de-que-seu

As vítimas são aquelas que “gostam de manter a paz”. Irritar ou perturbar o agressor está completamente fora de questão.

Não se desculpe por querer o que é melhor para você.



2.Tomar decisões é impossível

Tamanho é o poder do agressor sobre a vítima, que ela parece não ser capaz de tomar uma decisão por causa de sua necessidade de manter a paz e pisar em ovos.

Decida tomar o controle de sua própria vida.


3.A confusão reina

O domínio da mente da vítima tem um rei / rainha estrangeiro, e uma das maneiras de permanecer governando é manter o oprimido confuso. As opções dadas à vítima a deixam confusa, porque em sua mente há apenas uma escolha – a opção que é adequado para o Rei / Rainha agressor.

Instintos dizem à vítima que algo está errado, mas o governante é firme, declarando que o instinto está errado. Claro, a vítima obedece, mas se sente desconfortável sobre isso e tem dificuldade em compreender tudo. Esta confusão se espalha para tudo o que a vítima faz, diz, e ela até mesmo questiona seus próprios sentimentos. A esperança é jogada na masmorra.

É hora de se revoltar contra a tirania e a opressão. Liberte a sua esperança.


4.Mudar como pessoa

Antes do “relacionamento”, a vítima provavelmente era uma pessoa extrovertida com uma personalidade animada. À medida que o processo continua dentro dos limites da união, a vítima perde a sua alegria na vida.

Como isso acontece pouco a pouco, a vítima inicialmente não nota qualquer diferença. Depois de meses, anos ou mesmo décadas, ela se pergunta o que está acontecendo e vê que já não é a mesma pessoa. Ela perdeu o brilho.

Sua animação está te esperando, com um convite para uma felicidade sem desculpas.


5.SINTOMAS de um tipo diferente

A vítima se isola socialmente, pois está muito sobrecarregada e atolada pelo que está acontecendo com ela.

As pessoas começam a fazer perguntas à vítima sobre sua ausência. Naturalmente, a vítima, com uma imensa falta de autoestima, não entende o que está acontecendo consigo mesma, tornando-se incapaz de responder.

Mostre-se para o mundo não tão mal lá fora; você nunca sabe o que vai acontecer quando começar a sorrir!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.