6min. de leitura

5 sinais de que sua casa está deixando você doente e como resolver isso:

De certa forma, nossa casa é como uma segunda pele. Um ambiente vivo, saudável é um componente chave para uma boa vida, então, como podemos criar este ambiente?


Ao abordar estes cinco principais sinais de um espaço de vida não saudável, você pode criar uma casa bonita e agradável, onde você vai adorar passar o tempo:

1. Umidade alta

Uma casa com umidade elevada (acima de 45 por cento) pode se tornar um terreno fértil para convivência. Mas se os níveis de umidade ficarem altos demais, teremos problemas com fungos e alguns problemas de saúde, de sinusite crônica, a danos do sistema nervoso. A umidade alta também atraem os ácaros do pó, que podem causar reações alérgicas, problemas de estômago e distúrbios do sono.

Como diminuir a umidade em casa:

  • Você pode usar um monitor de umidade para medir o nível de umidade;
  • Use ventiladores nas áreas com muita umidade;
  • Abra as janelas durante o dia, sempre que puder;
  • Pare de usar o umidificador de ar por enquanto.

2. Poeira

Não só a poeira é um incômodo, mas também carrega ácaros irritantes que podem perturbar nossas narinas e olhos. Estudos mostram que os ácaros colocam estresse em nosso sistema imunológico, enfraquecendo-o ao longo do tempo. A poeira também traz sujeira e partículas de fora, que podem conter pesticidas e herbicidas, que são potencialmente tóxicos para o sistema nervoso.


Como minimizar a poeira:

  • Use o aspirador de pó regularmente e certifique-se de que o filtro esteja limpo.
  • Lembre-se de limpar os filtros do seu ar-condicionado para minimizar a propagação da poeira.
  • Não use sapatos em casa e limpe as patas dos animais antes de entrarem.
  • Limpe o sofá, colchas, cobertores e bichos de pelúcia, frequentemente.

3. Danos por água

A maioria das pessoas, senão todas, experimentaram dano da água em casa em um ponto ou outro, seja com alguma goteira ou uma inundação. Algumas destas formas de danos pela água, podem comprometer a sua saúde, se não sanados corretamente. Se detectar danos causados pela água ou um vazamento contínuo, é importante arrumar adequadamente para que eles não atraiam fungos.


Como detectar áreas danificadas pela água:

  • Rachaduras e tintas descascando em paredes ou em tetos
  • Paredes ou tetos macios ou deformados
  • Tábuas ou pisos entortados
  • Depósitos minerais brancos de assoalhos de madeira

4. Casas firmemente seladas

O movimento de eficiência energética está em pleno andamento, o que significa que muitas casas que estão fechadas, acabam impedindo que o ar fresco alcance o interior. Toxinas dentro de nossas casas que vêm do ar que expiramos e o gás que nossos aparelhos descartam precisa ser filtrado pelo ar fresco.

Quando uma casa usa um forno ou ar condicionado, não está puxando ar de fora. Em vez disso, está filtrando e reciclando o ar interior, deixando as toxinas em nossas casas. É importante para a saúde de nossas casas e nossos corpos, garantir que a nossa casa seja ventilada de forma natural ou mecânica, para evitar uma má qualidade do ar interior.

Uma casa bem fechada também pode puxar o gás nocivo dentro dos ralos do chão e das rachaduras da fundação.

Quando a pressão em uma casa se torna negativa (porque pouco ar está entrando e mais está saindo através das aberturas do telhado), o ar nos níveis mais baixos da casa é puxado para cima. Isso significa que, se houver ralos ou pequenas rachaduras ao redor da base, os gases nocivos, que tendem a ser mais pesados, serão atraídos para dentro da casa.

Como reverter os efeitos de uma casa bem fechada:

  • Use a ventilação natural abrindo janelas e portas quando possível.
  • Use a ventilação mecânica com ventiladores e climatizadores.

5. Intrusão da umidade

Intrusão de umidade pode se referir a qualquer água que entra em sua casa (a partir do exterior), bem como por sua contraparte, condensação. A água que vem de fora pode, obviamente, causar dano nas paredes e nos tetos. E agora sabemos que a água no lugar errado, mesmo em pequenas quantidades, pode ser prejudicial, podendo aparecer nas rachaduras do encanamento.

E embora a condensação possa parecer inofensiva, pode colocar sua casa em risco ainda maior com o crescimento de mofo. Muitas vezes, visto em janelas, quando o ar exterior é mais frio e mais seco do que o ar interno, a condensação pode, eventualmente, escorrer para dentro das paredes, originando mofo escuro e tóxico.

Como evitar a intrusão de umidade:

  • Verifique o exterior de sua casa para furos, lacunas e vazamentos.
  • Verifique as calhas para se certificar de que a água da chuva está devidamente desviada da casa.
  • Mantenha a casa arejada para reduzir o risco de condensação.

É importante cuidar do nosso ambiente interno. Você não esperaria que uma maçã ficasse fresca em um saco de papel molhado cheio de bichos. Do mesmo jeito, não devemos esperar ficarmos saudáveis em um ambiente tóxico, onde gastamos até 80% do nosso tempo.

__________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Mind Body Green





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.