4min. de leitura

5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO POR UM NARCISISTA!

Os narcisistas são algumas das pessoas mais tóxicas que você vai conhecer.


Eles estão em toda parte – no trabalho, na escola, no seu círculo social, etc. Eles inteligentemente te seduzem com seu charme superficial, e em seguida, mudam rapidamente e mostram suas verdadeiras personalidades manipulativas e arrogantes.

O comportamento de um narcisista é bastante previsível; a maioria das pessoas simplesmente não sabe pelo o que procurar. Felizmente, os seres humanos têm convivido com o narcisismo por milhares de anos. É também um dos focos principais da psicologia moderna.

Então, aqui estão alguns sinais importantes de manipulação narcisista.


1.”Pobre de mim!”

5-sinais-de-que2

Somos todos vítimas em algum ponto ou outro. Mas um narcisista é sempre a vítima – em sua própria mente. É assim que ele atrai as pessoas. Ele sabe que os seres humanos são, geralmente, compassivos. Ele sabe que se chorar alto o suficiente, alguém vai oferecer assistência.

Se você suspeitar que alguém está fazendo o jogo de vítima eterna, olhe mais atentamente para suas histórias de sofrimento. Se suas histórias tiverem muitos buracos e coisas mal explicadas, essa pessoa pode ser um narcisista tentando te fazer cair em sua isca.



2.Desmentir

Então você expos uma das histórias do narcisista como inegavelmente falsa?! Ele vai afirmar que você inventou essa história para ganhar atenção. Ele vai fazer de tudo para te desmentir.

Isto muitas vezes nos pega desprevenidos.


3.Súbita mudança de comportamento

5-sinais-de-que3

Quando você encontrar um narcisista, ele vai te fazer acreditar que é o centro do seu mundo. Elogios e louvores sempre estarão presentes. Seu objetivo com isso é criar uma falsa sensação de segurança. Ele espera você se tornar dependente de seu louvor.

E é aí que as coisas desagradáveis começam a acontecer.

Você saberá que está lidando com um manipulador narcisista quando esses elogios atingirem uma parede de tijolos. De repente, você não é mais a pessoa adorável que ele dizia. Você é preguiçoso, incompetente e idiota. Seu objetivo é fazer com que você implore por seu louvor novamente e comece a fazer qualquer coisa que ele peça.


4.Culpa

Este é um comportamento que comumente aparece nos pais ou membros de família narcisistas.

“Você não me mandou notícias o dia todo … Você pode me levar para fazer compras esta tarde?”

“Seu irmão veio me visitar ontem … Onde você estava? Eu preciso do seu carro emprestado. ”

Narcisistas manipuladores usam a culpa para fazer você sentir que deve se retratam por seu suposto erro fazendo algo para ele. Ao contrário das outras pessoas, eles não tentam ver as coisas do seu ponto de vista e te perdoar. Tudo o que veem é uma oportunidade de se beneficiarem de seu remorso.


5.Agressão

5-sinais-de-que4

Você pode se surpreender ao saber que um narcisista pode exibir sinais de agressão não para assustá-lo, mas para trazê-lo para perto. As pessoas – especialmente as mulheres – são atraídas pela agressão. Tudo isso tem a ver com a seleção natural; um companheiro agressivo = proteção contra rivais.

Quando você não dá a um narcisista o que ele quer, ele pode tornar-se agressivo verbalmente ou fisicamente, em um esforço para envolver despertar esse seu instinto.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.