ComportamentoRelacionamentos

5 táticas de manipulação narcisista que você precisa conhecer:

5 táticas de manipulação

O Transtorno de Personalidade Narcisista é caracterizado por um padrão de grandiosidade de longa data, uma necessidade esmagadora de admiração e uma completa falta de empatia para com os outros.



As pessoas com este transtorno acreditam que são as pessoas mais importantes na vida de todos. Elas muitas vezes não têm problema em minimizar, manipular e pisar em outros para ganhar atenção ou chegar à frente. Se você está em um relacionamento com um narcisista, pode ser o último a perceber. Isto é porque eles são mestres da manipulação.

Estas são cinco das principais táticas de manipulação narcisista:

1.Fazer o papel de vítima


5 táticas de manipulação2

Você é quem está sendo vitimado, mas o narcisista é profissional em te fazer duvidar disso. Narcisistas fazem tudo para parecer que são as vítimas em todas as situações. Independentemente da situação, um narcisista nunca assumirá a culpa. Ele vai dizer coisas para fazer você se questionar e, eventualmente, você vai começar a acreditar nele.


2.Vergonha em ambientes públicos ou privados


Os narcisistas têm o hábito de fazer as pessoas passarem vergonha. Eles fazem comentários que menosprezam você, te fazendo parecer fraco ou menos inteligente. Esses comentários podem ser seguidos por “estou só brincando” ou “você não aguenta uma piada?” Mas o que eles estão fazendo é completamente intencional. Seu objetivo é feri-lo e fazer você se sentir pequeno.


3.Gaslighting

Um manipulador mestre muitas vezes usa gaslighting para ganhar controle completo sobre outra pessoa em sua vida. Gaslighting é um tipo de manipulação que faz com que você duvide de sua própria sanidade. Ele vai acusá-lo de ser sensível ou dizer que você está cansado ou agindo irracionalmente. Depois de um tempo, você começará a duvidar da sua percepção da realidade. Este tipo de manipulação é especialmente perigoso.



4.Estar no controle completo

5 táticas de manipulação3

Um narcisista quer estar no controle completo de tudo. Conversa, refeições, passeios sociais, contas. Ele pode controlar o que você usa, com quem você conversa ou para onde vai. Eventualmente, você esquece o que quer. Você está vivendo em um mundo que ele controla.



5.Fazer você sentir-se sem valor

Quando o seu relacionamento começou, o narcisista pode ter te elogiado constantemente. Depois de um tempo, isso mudou. Os elogios começaram a se transformar em coisas que você precisa mudar sobre si mesmo. Dizem-lhe que não gostam de seu cabelo ou suas roupas. Dizem que você fala muito ou que não é inteligente. Os comentários negativos vêm tão frequentemente que sua autoestima começa a sofrer. Você se sente como se não valesse mais nada.

___


Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe

5 dicas de mark twain para viver uma vida incrível!

Artigo Anterior

6 sabedorias budistas que vão transformar a sua vida:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.