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5 técnicas para lidar com o estresse e a ansiedade!

Essas simples técnicas podem ajudar você a se sentir mais relaxado e confiante naqueles momentos críticos. Confira-as!



Existem algumas situações na vida capazes de nos fazer sentir nervosos, como se fosse impossível resolver ou contornar aquele problema. A ansiedade e o estresse são capazes de nos paralisar, de nos fazer vítimas dos próprios sentimentos, e é muito complicado buscar ajuda ou conversar com outra pessoa sobre o assunto.

O primeiro passo é identificar que existe algum problema. Em meio a uma pandemia, pode ter certeza de que muitas pessoas têm experimentado níveis altíssimos de estresse. O isolamento social, o distanciamento dos nossos amigos e entes queridos, além de toda a nossa vida que, por si só, já é capaz de gerar muita preocupação, têm-nos deixado de mãos atadas em algumas ocasiões.

Estudos confirmam que, quando somos expostos ao estresse prolongado, nosso corpo pode desenvolver uma resposta autoimune, podendo se transformar em uma questão crônica, caso não seja resolvida. Precisamos nos abrir com as pessoas em quem temos confiança, depois, se for possível, encontrar um profissional capaz de nos acompanhar de perto, um terapeuta, um psiquiatra. Existem muitas linhas de ação para melhorar esses sentimentos.

Existem também algumas técnicas simples de se implementar, mas que são capazes de provocar grandes mudanças na nossa rotina, melhorando em muitos momentos aquela sensação de sufocamento que a ansiedade nos causa. Lembrando que elas não substituem um acompanhamento profissional, ok?


Vamos conhecer essas técnicas?

1. Mude o que você conseguir

Parece algo simples até demais, mas é verdade! Mude tudo o que incomoda você e que está ao seu alcance. Se aquela parede está branca demais, pinte-a! Se aquelas amizades já não lhe causam bons momentos, pare de se sujeitar a elas! Se o relacionamento lhe tem causado preocupações, dialogue! Algumas coisas só precisam que nós demos o pontapé inicial para mudarem. Talvez esse seja um bom momento para colocar em prática tudo aquilo que deseja e afastar todo o resto que tem atrapalhado você.


Não se esqueça de que muitas coisas não dependem de nós para mudar! Não esquente a cabeça com coisas que não estão ao seu alcance, mude tudo aquilo que você deseja e que sabe que depende apenas de você.


2. Fique em contato com seus familiares

Essa é uma dica que devemos sempre levar para a vida. Não deixe que sua rotina o impeça de falar com aquelas pessoas que mais se importam com você, mesmo que esteja cansado, abatido ou desanimado, essa conexão familiar sempre ajuda a renovar nossas energias. Uma conversa pelo telefone, uma chamada de vídeo, perguntar sobre o dia daquelas pessoas que amamos. Não se afaste de suas raízes!

Vale a pena frisar que, nesse caso, é importante manter contato com as pessoas que fazem bem para você, aquelas que sabem que o amam mais do que tudo. Se tem sentido que está triste, estressado demais, faça uma pausa e fale com aquelas pessoas que querem ver você bem. Falar é sempre um bom caminho quando estamos nervosos e pressionados com nossos sentimentos.


3. Descubra o que o preocupa

Será que o que o tem preocupado é aquela reunião com o chefe mesmo ou será que o seu trabalho já não se encaixa mais nas suas expectativas? Analise a fundo cada uma de suas preocupações mais aterrorizantes, procure entendê-las, saber de onde vêm. Começar a compreender a origem de suas angústias pode ser o início de uma história em busca da calma e da paz.

Pegue um papel e anote tudo, busque soluções simples para esses problemas. Afaste-se deles e os olhe de fora, como se outra pessoa estivesse no seu lugar. Quais caminhos você pode pegar para conseguir resolver o que o aflige? Isso nos leva à próxima técnica!


4. Encontre um profissional para acompanhá-lo

Nunca se esqueça dessa dica. Não adianta fazer listas com os seus problemas, se um profissional não o ajudar de forma séria e responsável. Ansiedade, estresse em demasia e nervosismo não são assuntos simples, devemos encarar com seriedade a nossa saúde emocional, por isso a importância do acompanhamento.

Você merece estar saudável, você merece atenção, cuidado e zelo. Assim como buscamos profissionais para cuidar do nosso corpo, temos que buscar profissionais para cuidar da nossa mente. Não tenha medo, uma ajuda especializada pode ser capaz de melhorar nossa vida de forma efetiva.


5. Esteja presente

Essa última técnica vale muito naqueles momentos em que temos crises de ansiedade ou quando o estresse parece que nos consumiu por inteiro. Nessas horas, pare e procure se conectar consigo mesmo! Esteja presente naquele espaço, sinta seu corpo ocupando o lugar onde ele está, concentre-se na sua respiração.

Desconectar-se dos seus problemas mais críticos, às vezes, é questão de necessidade. Inspire e expire, sinta os cheiros que ocupam aquele ambiente, ouça os sons que chegam até você. Conecte-se consigo mesmo para recuperar o eixo. Onde seu corpo está encostando? Pense em si mesmo e siga respirando até sentir que sua pulsação se acalmou.

Essas são pequenas e simples técnicas que podemos seguir sempre que precisarmos nos acalmar; o estresse e a ansiedade são questões sérias e devemos sempre buscar atendimento de pessoas especializadas no assunto. Procure seu médico, fale com seus amigos, não deixe que esses sentimentos tomem conta de você. Não precisa passar por isso sozinho, existem muitas pessoas que querem o seu bem, você é importante e, com certeza, todos querem ajudá-lo.

O que achou dessas técnicas?

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Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




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