ComportamentoRelacionamentos

5 tipos de invejosos com os quais você convive e não sabe

5 tipos de invejosos

A inveja é um dos sentimentos mais negativos que existem, porque afeta os dois lados, tanto aqueles que invejam quanto aqueles que são invejados.



Esse profundo ressentimento em relação a alguma pessoa ou suas conquistas pode ser tão intenso, a ponto de fazer com que o invejoso se perca nesse sentimento e se torne incapaz de seguir com a própria vida, além de expor a vítima a energias e forças tão intensas, que ocasiona a perda de tudo aquilo que a faz feliz.

Os efeitos da inveja sempre são trágicos! Não é à toa que é considerada um dos sete pecados capitais.

Em nosso cotidiano, lidamos com pessoas de diferentes comportamentos e intenções, e muitas delas não têm as melhores intenções no coração. A inveja está em todo lugar e se manifesta de diversas maneiras. Portanto, quanto mais capazes formos de reconhecer as pessoas invejosas ao nosso redor, mais preparados estaremos para afastar essas pessoas de nossas vidas.


Portanto, citamos abaixo 5 tipos de invejosos com os quais convivemos todos os dias e não sabemos. Leia com atenção e identifique se existem alguns deles em sua vida.

1. O invejoso competitivo

Essa é aquela pessoa que vive em uma constante competição – unilateral – com você. Por mais que não fale sobre isso abertamente, é muito fácil perceber pelas suas atitudes que ela está constantemente tentando provar que é melhor que você.

Ela sempre tenta estar um passo à frente e finge ser super orgulhosa de si mesma. Mas a realidade é que faz tudo isso para intimidá-lo, pois, na verdade, é insatisfeita com tudo em sua vida, e tenta colocar os outros para baixo para se sentir bem.



2. O invejoso sarcástico

Esse é o tipo de invejoso que tem um senso de humor completamente distorcido e tenta esconder os próprios defeitos e inseguranças através de piadas sarcásticas para que as outras pessoas se sintam mal.

Quando invejam alguém, observam essa pessoa muito de perto, atentos a qualquer mínimo erro para que possam se sentir superiores. Eles gostam de humilhar as pessoas que invejam secretamente, porque isso os faz sentir-se melhores consigo mesmos.



3. O invejoso à espreita

Esse invejoso finge estar sempre ao seu lado, e apenas observa sua vida passar, torcendo internamente para que algo de errado aconteça para que possa olhá-lo e falar com superioridade algo como: “eu lhe disse que isso não ia dar certo, você tinha que ter feito como eu falei.”

A verdade é que essa pessoa não está realmente preocupada com você e com a sua felicidade, ela apenas quer mostrar que está sempre certa. Tome cuidado com esse tipo de invejoso, ele é péssimo para sua autoestima.



4. O invejoso pessimista

Esse é o invejoso que faz todo o possível para que você se sinta mal consigo mesmo e desacredite do seu potencial. Ele sabe o quanto você é incrível e faz tudo com dedicação e paixão, mas sente inveja porque não consegue ser como você e tenta desmotivá-lo através do pessimismo.

Sempre que você o procura para compartilhar novidades positivas de sua vida, ele logo lhe responde com pessimismo, com frases como: “não é querendo lhe desanimar, mas…”. Essa pessoa realmente o inveja. O melhor a fazer é manter uma distância saudável e não compartilhar mais suas bênçãos com ela.



5. O invejo direto

O invejoso direto é aquele que não esconde de ninguém os seus sentimentos negativos por você e o ataca diretamente, com o objetivo de fazer você desistir de algum objetivo em particular.

Esse tipo de comportamento é clássico de uma pessoa que não tem o mínimo de confiança em si mesma, e que tenta se promover colocando aqueles ao seu redor para baixo, já que não tem capacidade de alcançar o sucesso pelo próprio mérito. Uma pessoa tóxica que precisa ser afastada de sua vida o quanto antes, para que você possa se cercar de energias positivas e de crescimento.


Existem algumas pessoas das quais é melhor manter distância, e essas definitivamente precisam ser afastadas de sua vida.

Se você reconhecer alguma dessas pessoas em sua vida, lembre-se de que precisa se colocar em primeiro lugar e fazer o que é melhor para você, mesmo que isso signifique cortar o relacionamento permanentemente.

Entenda, quando nos afastamos de quem nos faz mal, abrimos as portas para uma vida muito mais feliz e cheia de luz!



É preciso largar a mão, quando o próximo decide andar sozinho

Artigo Anterior

Como lidar com o seu mau humor sem encher a paciência das pessoas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.