ColunistasComportamento

5 verdades sobre a autoestima:

5 VERDADES SOBRE A AUTOESTIMA

Gostar de si mesmo, apreciar-se e valorizar tudo o que se É, é fundamental para quem não quer cair nas armadilhas dos pensamentos negativos que, ao final, tal qual uma bola de neve rolando em uma avalanche, podem tomar conta de uma mente desavisada e desatenta, que não mantém o controle de seus pensamentos conscientes.



Para isso, vai um alerta: monitore seus pensamentos, descarte os que são negativos e autodepreciativos e cultive constantemente aqueles pensamentos bons e que fortalecem o seu otimismo. Seus pensamentos influenciam diretamente a forma como você se vê (sua autoimagem) e a forma como você se sente sobre si mesmo (autoestima).

Confira agora 5 verdades sobre o desenvolvimento (e a manutenção) da autoestima:

1 – A essência da autoestima está na autoconfiança: sentir-se capaz, acreditar em si mesmo, aprender a valorar positivamente tudo o que você é, perceber-se único e, por isso mesmo, especial, são fatores importantíssimos para a construção de uma identidade forte, baseada exclusivamente em você mesmo e sem comparação com tudo o que não é você.



2 – Sentimento de culpa é ineficaz, frustrante e inútil: quando você para de sentir-se culpado por qualquer coisa, você se liberta da necessidade de ser perfeito e, consequentemente, aprende que consegue viver e conviver com seus erros e com seus acertos. Isto gera em você o sentimento de perdão (a si mesmo) tão necessário para a autoaceitação e por extensão, para a ampliação do “gostar-se”.


3 – Ter atitude é fundamental: posicionar-se, ter atitudes condizentes com os seus verdadeiros desejos e anseios, descobrir-se capaz de mudar tudo aquilo que lhe deixa insatisfeito e infeliz, são condições inerentes ao fortalecimento da autoimagem e, obviamente, da autoestima. Quando você descobre que agir é infinitamente melhor do que não-agir, você começa a desenvolver a coragem – um atributo tão necessário para a compreensão de que Vida não é sinônimo de algo estanque, paralisado ou estagnado. Pelo contrário, é sinônimo de mudança constante, de movimento e de evolução.



4 – ESCOLHA gostar de si mesmo: aprender (de verdade) que você é quem está na condução da sua própria vida e que compete unicamente a você fazer dela o que você quiser e ser como você quiser ser, lhe permite compreender, também, que é sua responsabilidade e sua escolha apreciar-se ou não. Se você é único, se a vida é sua e se você está no controle, estão pare de tentar agradar aos outros, utilizando padrões que não são os seus e ESCOLHA agradar mais a si mesmo, respeitando-se, admirando-se e exercitando todas as suas qualidades e virtudes.


5 – Você possui todas as respostas: passe a observar mais cuidadosamente as coisas simples; descomplique tudo o que você puder na sua vida; reduza as expectativas acerca dos outros; não busque a perfeição (porque ela não existe); seja mais gentil com as outras pessoas; divirta-se; faça coisas que lhe dão prazer e lhe agradam, saia da rotina… essas e tantas outras coisas, quando colocadas em prática, vão ajudá-lo a perceber que tudo o que você realmente precisa está dentro de si mesmo. Este é um passo fundamental para desenvolver – e manter – uma autoestima elevada, capaz de combater o negativismo que pode dominar seus pensamentos e gerar o sentimento de menos valia.



Uma autoestima equilibrada é o pilar que sustenta o empoderamento pessoal. Se hoje você está preso a padrões de pensamentos e sentimentos que não lhe permitem gostar da pessoa que você se tornou, entenda que tudo aquilo que você é capaz de fazer, você também pode desfazer.

Valha-se da dúvida, questione suas certezas, encontre novos argumentos, faça perguntas e se não gostar das respostas, continue questionando se seus modelos atuais devem ser mantidos ou se precisam ser revisados, reelaborados e redefinidos, para que você possa construir uma nova história, incluindo nela o firme propósito da amorosidade por si mesmo.

__________


Direitos autorais da imagem de capa: mizina / 123RF Imagens

Escolha uma árvore e nós revelaremos seus traços de personalidade dominante!

Artigo Anterior

De acordo com lao tzu, você pode alcançar a verdadeira felicidade dessas 8 maneiras:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.